Categories: Política

Deputados votam na segunda-feira (30) redução de gastos do Judiciário

Servidores do Judiciário lotaram as galerias da Assembleia Legislativa para acompanhar a votação sobre projetos que impactam o funcionalismo. Foto: Divulgação

Com as galerias lotadas de servidores do Poder Judiciário, deputados estaduais, após suspender a sessão por três vezes, aprovaram o Regime de Urgência para as matérias do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), que reduzem despesas com pessoal. Com isso, o Projeto de Lei 470/2015 e o Projeto de Lei Complementar 23/2015 integram a pauta de votações na segunda-feira (30).

Entre as propostas dos projetos está a suspensão dos efeitos financeiros das promoções, ou seja: da passagem para o padrão superior na categoria funcional dos servidores efetivos.

Segundo informações contidas no projeto, as despesas com pessoal atingiram 6.32% da receita corrente líquida, o que ultrapassa o limite imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 6%. O presidente do TJ, desembargador Sérgio Bizzotto, informou que o objetivo é que não ocorra aumento da despesa com pessoal até que se verifique aumento da receita.

Alguns deputados criticaram a medida. Enivaldo dos Anjos (PSD) disse que o TJ-ES deveria cortar cargos comissionados neste caso e destacou que o orçamento do Judiciário é de R$ 1,1 bilhão. Já Sergio Majeski (PSDB) salientou que o órgão deveria promover cortes de ‘regalias’ dos juízes e desembargadores e lembrou que orçamento do TJ é ‘bilionário’.

A discussão e votação dos projetos na próxima segunda-feira (30) deve ser realizada em meio a muita polêmica e manifestações de servidores do TJ-ES nas galerias.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

11 minutos atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

16 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

22 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

23 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás