Categories: Notícias

Deputados que doaram salário podem estar cometendo ilícito eleitoral | Justificando

Em decorrência da adoção do isolamento social, imposto pela quarentena decretada por Estados e Municípios, como principal política pública de saúde ao combate do contágio do Coronavírus, reflexamente se abateu grave recessão sobre a atividade econômica, aumentando o número de mais de treze milhões de desempregados no Brasil. E pior, a atividade informal precipuamenteexercida por aproximadamente trinta e oito milhões de pessoas no país encontra-se, nesse cenário, emperrada, provocando diretamente a crise financeira daqueles que dependem do fluxo contínuo de sua atividade comercial.

Exige-se, dessa forma, ações prestacionais do poder público, como forma de evitar ou minimizar os impactos financeiros sobre a população em decorrência da inviabilidade de continuidade plena das atividades econômicas em geral. Dentre essas providências, simetricamente como a possibilidade hoje de redução de salários de empregados para a manutenção de vínculos empregatícios, reclama-se pela redução dos subsídios daqueles que são titulares de mandato eletivo. Nada mais justo.

No nosso Estado, na Assembléia Legislativa, está em curso uma discussão ferrenha a esse respeito, tendo o Deputado Estadual Chambinho, e outros, se adiantado e promovido voluntariamente doação de parte significativa de sua remuneração à Comunidade Cristã Epifania. Nada obstante o ato de altruísmo que moveu o parlamentar, existe uma questão problema relacionada à pré-campanha e o assistencialismo.

Desde 2015, com o fim das doações eleitorais por parte de pessoas jurídicas, e diminuição do tempo de campanha pela metade, veio à lume a figura da pré-campanha, proporcionando isso a antecipação do debate público-eleitoral. Isto é, desde já o cidadão pode se apresentar candidato e realizar atos próprios de campanha eleitoral. Assim, emSerra, Vidigal, Vandinho, Chambinho e outros iniciados já se apresentaram assim. São esses pré-candidatos, e são esses que diariamente executam seus atos de pré-campanha, com a difusão de ideias e programas seus para a Cidade, visando acaptação de simpatizantes.

Ocorre que, a Justiça Eleitoral, após se debruçar sobre esse novo paradigma da pré-campanha nas Eleições de 2016 e 2018, passou a entender que na pré-campanha subsistem as mesmas vedações legais da campanha eleitoral. E é gasto vedado em campanha o assistencialismo para pessoas físicas ou jurídicas. Essa proibição tem a finalidade subjacente dupla de proteger a igualdade de condições entre os concorrentes, e salvaguardar a incolumidade do voto, garantindo, dessa maneira, a normalidade e legitimidade das Eleições. Sendo assim, a rigor, o assistencialismo é vedado aos pré-candidatos.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

47 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

2 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

3 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

3 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás