Política

Deputados podem antecipar votação de estatal para gerir hospitais

Hospital Dório Silva em Laranjeiras é um dos que estão previstos para serem geridos pela Fundação Estadual. Foto: Divulgação / Governo do ES

O Projeto de Lei  Complementar (PCL) do Governo do Estado que cria estatal de saúde para gerir 16 hospitais públicos estaduais no ES – dentre eles o Dório Silva, na Serra – pode ter votação antecipada na Assembleia Legislativa.

É que um requerimento de urgência para a matéria será votado na sessão desta quarta-feira (01), iniciada às 15h. Caso o requerimento seja aprovado, o PCL 49/209, protocolado no último dia 17, passa a tramitar em regime de urgência.

Quando isso ocorre, a matéria é incluída na pauta da próxima sessão plenária (ordinária ou extraordinária) e recebe em plenário parece oral de comissões da Casa.   Na prática, significa que a apreciação da proposta será antecipada.

O PCL prevê a criação da Fundação Estadual de Inovação em Saúde – iNova Capixaba, no formato entidade pública de direito privado. A Fundação, que deverá ser vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),  funcionará como prestadora de serviço ao próprio estado. A Fundação ficará com a responsabilidade de fazer a compra dos materiais e contratação dos prestadores de serviço, via licitação, para o funcionamento dos hospitais. E também pela contratação de funcionários.

Em comunicado divulgado no site da Sesa, o Secretário de Saúde do ES, Nésio Fernandes, disse que proposta inicial é que a fundação assuma a gestão do Hospital Antônio Bezerra de Farias (HEABF), em Vila Velha. “A partir da consolidação do modelo de gestão no HEABF, que será um hospital próprio da fundação, a Sesa poderá estudar outros hospitais para serem geridos pela fundação ou selecionar serviços que poderão ser assumidos pela fundação, como de UTIs, por exemplo”, explica.

E uma das unidades que está no radar é o Dório Silva, em Laranjeiras, na Serra. Porém, outro hospital estadual localizado no município, o Jayme Santos, não está nos planos do governo para este formato de gestão. Desde a inauguração do Jayme, em 2013, ainda na 1º gestão do governador Renato Casagrande (PSB), a unidade é gerida por uma Organização Social (OS) privada.

Para o secretário Nésio o atual modelo de administração direta – caso do Dório Silva – empregado nos hospitais de maior complexidade, não consegue garantir o provimento de pessoal qualificado e é dependente de contratos temporários que a cada dois anos precisam ser renovados. E acrescenta que consegue repor material com a agilidade de que o paciente precisa. “Há pacientes que poderiam ficar internados somente três dias, mas ficam 30 esperando uma prótese”, exemplifica.

Deputado com base na Serra critica proposta

De base eleitoral na Serra e oposição ao Governo, duputado Vandinho Leite (PSDB), é um dos críticos da proposta. Para ele, a mudança pode piorar o atendimento nos hospitais de administração direta. Ele também afirma não acreditar que o Jayme Santos – que é gerido por OS – fique fora do modelo de gestão com fundação estatal.

Ele lembra que, em 2013, ao inaugurar o Jayme Santos, Casagrande defendeu o modelo das OS´s. “O que mudou de lá para cá? Antes era bom e agora ruim? O Jayme é o exemplo mais tangível de que administrar uma instituição sem os vícios das estatais geram resultados positivos”, argumenta.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

4 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

20 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás