Categories: Política

Deputados discutem retorno das atividades da Samarco em 2017

Informação foi divulgada pelo presidente da empresa, Roberto Carvalho, em reunião na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (17). Ele diz que retorno depende da liberação ambiental

Mariana (MG) – barragem pertencente à  mineradora Samarco se rompeu no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais (Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação)

A Assembleia Legislativa (Ales) discutiu, nesta terça-feira (17) a retomada das atividades da mineradora Samarco, em Anchieta. Um encontro na Presidência da Casa reuniu o presidente da empresa, Roberto Carvalho, deputados estaduais, prefeitos e empresários do segmento da mineração. No Estado, a Samarco é responsável por três mil empregos diretos.

A Samarco é responsável por um desastre ambiental ocorrido no ano passado, com o vazamento de rejeitos das atividades de mineração, em Minas Gerais. O acidente provocou a morte do Rio Doce, que banha os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo informações do presidente da Samarco, Roberto Carvalho, passadas durante a reunião, a agenda de audiências públicas e trâmites junto aos órgãos ambientais, a retomada das atividades da empresa pode acontecer apenas em janeiro de 2017. Segundo ele, são 14 meses sem nenhum tipo de faturamento. Ele informou que a maior dificuldade para a empresa voltar a funcionar é a liberação das licenças ambientais, suspensas pelos órgãos ambientais de Minas Gerais.

Já o prefeito de Anchieta, presente na reunião, informou que o fechamento tem gerado prejuízo ao comércio da cidade e que a queda gerou prejuízo de R$ 2,6 milhões só no ISS.

Ainda durante a reunião o presidente entregou um relatório com todas as atividades desenvolvidas pela empresa para minimizar o impacto causado pelo acidente, desde sua ocorrência em novembro passado, quando a barragem da empresa no município de Mariana, em Minas Gerais, rompeu contaminando o Rio Doce com rejeitos de minério.

 

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

15 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

16 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

16 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

16 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

16 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

16 horas atrás