Categories: Política

Deputados devem votar redução do ICMS sobre conta de luz na segunda-feira (3)

O capixaba pode ter redução de até 10% na conta de luz, segundo o deputado. Foto: Redação TN

O Projeto de Lei que visa reduzir a tarifa de energia elétrica deve entrar em votação na pauta da Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (3). De acordo com a proposta, o percentual de cobrança de ICMS na conta de luz deverá ser reduzido dos atuais 25% para 18%.

O autor da proposta, deputado estadual Bruno Lamas (PSB), defendeu a iniciativa durante a sessão ordinária desta terça-feira (28). Ele afirmou que a Casa tem aprovado diversos projetos oriundos do Governo do Estado e que versam sobre a redução do imposto; entre os quais o que reduziu o ICMS sobre a cachaça, outro que reduziu o tributo sobre a cerveja artesanal e alguns que reduziram sobre setores e serviços.

“A conta de energia disparou, subiu quase 18%. As agências reguladoras no Brasil perderam a noção e perderam o fio da meada; planos de saúde, passagens e tarifa de luz sobem na hora e no valor que querem. Uma das minhas prerrogativas e obrigações é legislar. Estudamos e apresentamos uma proposta; se eu não tenho poder sobre a Escelsa, como deputado, eu tenho condições legais de propor um projeto, que reduz ICMS sobre a conta de luz de 25% para 18%. A cada R$ 100 pago em conta de luz, R$ 25 é imposto estadual, vai para o caixa do Estado. Minha proposta é de 7% a menos, e na hora de fazer a matemática, as equações, vai chegar a mais de 10% de desconto em reais, na conta do capixaba. Anexamos à matéria, que está pronta para votação, todos os argumentos jurídicos e todas as jurisprudências, ações que respaldam a nossa matéria, assinada por ministros”, afirmou Lamas.

Em conversa com a reportagem, o deputado explicou que aguarda a votação do projeto na próxima segunda-feira, durante a sessão ordinária.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás