Categories: Política

Deputados devem votar fim do voto obrigatório após feriado

Entre as propostas a serem apreciadas está o voto facultativo

O deputado Givaldo Vieira (PT) explicou o motivo do adiamento das votações. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento

O prosseguimento da votação do pacote de mudanças da reforma política estava previsto para esta semana, mas uma reunião com o Colégio de Líderes da Câmara dos Deputados, às 14h30 de hoje, pode alterar a agenda de votações. Entre as propostas a serem apreciadas, está o fim do voto obrigatório.

“Em função de uma viagem do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), é provável que as votações sejam feitas na próxima semana. O feriado também pode contribuir para a mudança na data”, disse o deputado federal Givaldo Vieira (PT).

Seguindo informações do portal da Câmara dos Deputados, devem ficar para depois do dia 10 de junho a decisão sobre duração de mandatos; eleições municipais e gerais no mesmo dia, cotas de gênero; voto facultativo, data da posse presidencial, federações partidárias, entre outros assuntos.

Por se tratar de Proposta de Emenda à Constituição (PEC), as votações devem acontecer em dois turnos, e depois seguir para o Senado. Para que possa valer nas eleições de 2016, as alterações devem entrar em vigor até outubro deste ano.

Até agora, os deputados aprovaram o financiamento público e doações de empresas e pessoas físicas a partidos, e de pessoas físicas a candidatos. O plenário também acatou o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

21 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás