Categories: Política

Deputados capixabas comentam aprovação do relatório para impeachment da presidente

Lelo Coimbra (PMDB), que votou a favor, e Givaldo Vieira (PT), que é contra o impeachment, se pronunciaram sobre o processo. Carlos Manato comemorou o resultado

A votação aconteceu na noite desta segunda-veira (11). Foto: Divulgação-Câmara dos Deputados

Em meio a muito bate-boca, os 65 parlamentares que compõem a Comissão Especial do Impeachment, na Câmara dos Deputados, aprovaram, por 38 votos contra 27, o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que sugere a abertura do processo que pode resultar na saída da presidente Dilma Rousseff nas próximas semanas. O resultado da votação será lido no plenário nesta terça-feira (12) na  e publicado no Diário Oficial da Câmara na quarta-feira (13).

Com este resultado, e segundo cálculos de parlamentares, a votação sobre o impeachment deve ter início na sexta-feira (15) e prossegue até domingo (17). Para que o processo possa seguir para o Senado, onde também deverá ser analisado, é necessário o voto favorável de 342 dos 513 deputados federais.

Com este revés, o Governo fica em alerta sobre o que se seguirá aos próximos dias. O movimento pró-impeachment está ganhando a adesão até de parlamentares tidos como aliados e dividindo bancadas.

Um dos deputados capixabas, Lelo Coimbra (PMDB), é membro da comissão que aprovou o relatório em favor do andamento do processo de impeachment. Ele usou as redes sociais para comentar o resultado da votação. Além de Lelo, o deputado Evair de Melo (PV) também compõe o grupo.

“O relatório foi aprovado com certeza e bom encaminhamento de cada líder ao longo desses dias de debate. Teremos 342 votos a favor, ou mais, e com isso vamos consolidar este processo de construção de um novo programa político para o Brasil, que possa reordenar a economia”, disse o deputado peemedebista.

Já o deputado Givaldo Vieira (PT) lamentou. “A Câmara dos Deputados deu um passo nesta semana decisiva em direção ao golpe. Mas a vitória aparente não é definitiva, pois não alcançaram os 2/3 na comissão. E a aparente vitória vai se configurar em derrota no domingo. Pois tenho certeza de que manifestações tomarão conta do Brasil, a favor da democracia e da Constituição, contra o golpe”, avaliou o petista.

O deputado Sérgio Vidigal (PDT) ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto após a votação do relatório. Entretanto, tem se posicionado favorável à saída da presidente.

Carlos Manato (SD) comemorou o resultado. “Agora, vamos até domingo para retirar a presidente Dilma. Ganhamos esta primeira batalha; agora vamos juntos para vencer mais uma. O Espírito Santo está aqui. Estamos representando vocês”, avisou.

Relatório

De acordo com o relator, Dilma cometeu crime de responsabilidade ao abrir créditos suplementares via decreto presidencial, sem autorização do Congresso Nacional, e em desconformidade com um dispositivo da lei orçamentária que vincula os gastos ao cumprimento da meta fiscal; e ao atrasar repasses para o custeio do Plano Safra, o que obrigou o Banco do Brasil a pagar benefícios sociais com recursos próprios – o que ficou conhecido como pedaladas fiscais.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Corpo é encontrado em fazenda na Serra

Um corpo foi encontrado na porteira de uma fazenda localizada às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro…

4 horas atrás

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

8 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

13 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

13 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás