Categories: Política

Deputados aprovam alteração no Fundo de Defesa do Meio Ambiente

Durante a sessão desta terça-feira (17), os deputados estaduais aprovaram, por 18 votos contra 1, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2017, do Executivo, que altera a Lei Complementar 513/2009 – que trata do Fundo de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Fundema). O argumento do Executivo é deixar mais clara a informação sobre os recursos que constituem o fundo. A proposição recebeu parecer oral em plenário das comissões de Justiça, de Meio Ambiente e de Finanças.

Atualmente, o texto diz que compõe o Fundema “o produto das sanções administrativas por infrações às normas decorrentes das Políticas Estaduais de Meio Ambiente e Florestal, de que não caiba mais recurso”. A alteração muda a parte final para “cujo mérito de recurso administrativo tenha sido julgado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente ou por Conselho Regional de Meio Ambiente”.

Na discussão no colegiado de Justiça Sergio Majeski (PSDB) questionou a mudança. Para o tucano, o projeto fere a Lei Federal 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e ainda vai permitir que os recursos entrem no caixa do Tesouro.

“Ano passado foi aprovada por esta Casa uma lei que permite o governo usar recursos superavitários de todos os fundos estaduais, só do Reflorestar isso retirou R$ 65 milhões. Não é justo que se modifique dessa forma, isso vai reduzir, sim, os recursos que deveriam servir para combater problemas ambientais. Essa modificação fere a legislação federal”, argumentou.

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Rodrigo Coelho (PDT), defendeu que a proposição vai agilizar a entrada de recursos no Fundema. 

Fundema

Além dos recursos citados acima, também fazem parte do fundo as verbas provenientes de dotações orçamentárias do Estado, União e municípios; e os recursos decorrentes de acordos, convênios, contratos e consórcios com entidades públicas ou privadas, municipais ou estaduais, nacionais ou internacionais; entre outros.

De acordo com a legislação, os recursos do Fundema são destinados a dar sustentação à Política Estadual de Meio Ambiente com a finalidade de apoiar planos, programas e projetos de educação e recuperação ambiental e de preservação das áreas de interesse ecológico.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

2 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

3 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

3 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

4 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

5 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

6 horas atrás