Categories: Política

Venda casada de internet, telefone e TV pode ser proibida no ES

A venda casada dos serviços é uma pratica comum no Estado. Foto: Divulgação

Atento ao que determina o Código de Defesa do Consumidor, o deputado estadual Carlos von (Avante) protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 528/2019, que proíbe às prestadoras do serviço de TV por assinatura da venda casada ou condicionada de um produto ou serviço. Na prática, o deputado está propondo a proibição dos combos (TV, internet, telefone), deixando a decisão sobre o serviço escolhido nas mãos do consumidor.

O parlamentar justificou que algumas pessoas não conseguem contratar apenas um desses serviços e, muitas vezes são obrigadas, em função do preço mais baixo, a contratar outros serviços que não queriam, e que não irão utilizar, por imposição das empresas. Segundo ele, em geral, o primeiro produto é algo sem similar no mercado, enquanto o segundo é um produto com numerosos concorrentes, de igual ou melhor qualidade. Dessa forma, a empresa consegue estender o monopólio a um produto com vários similares. 

A empresa que descumprir a lei será multada em dez vezes o valor do plano contratado, e o consumidor que se sentir prejudicado deve apresentar reclamação ao Procon, por meio do canal eletrônico do órgão.

O projeto tramita na Assembleia Legislativa e será analisado pelas Comissões de Justiça, de Defesa do Consumidor e de Finança

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás