Categories: Notícias

Deputado quer multa para quem passar trote para serviços de urgência e emergência

Os proprietários de linhas telefônicas, fixas ou móveis, que originam os trotes ficam sujeitos à aplicação de multa de cerca de R$ 684,00, podendo ser duplicado o valor em caso de reincidência. Foto: Pixabay

Um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê multa para os responsáveis por trotes contra os serviços de urgência e emergência mantidos pelo estado do Espírito Santo. O objetivo é coibir essas atitudes, que causam prejuízos operacionais e financeiros com o deslocamento de equipes que poderiam estar, de fato, atendendo solicitações de verdadeiras ocorrências.

Segundo dados do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que realiza os atendimentos dos serviços de urgência e emergência da polícia e bombeiros, diariamente são recebidos mais de 250 trotes no Espírito Santo.

Enquadra-se na definição de trote toda e qualquer ligação destinada às instituições: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil e Militar, e os demais serviços de urgência e emergência mantidos pelo Estado.

Recentemente, por exemplo, foi divulgado pela imprensa que o Corpo de Bombeiros de Cachoeiro de Itapemirim mobilizou sua equipe para atender uma ocorrência de incêndio em uma residência, que depois se mostrou falsa.

“Precisamos, com a máxima urgência, punir aqueles que utilizam de má-fé no uso dos serviços públicos, passando trotes. Essas pessoas devem ressarcir o Estado dos prejuízos causados”, destaca Gandini por meio de sua assessoria.

De acordo com o projeto proposto por Gandini, os proprietários de linhas telefônicas, fixas ou móveis, que originam os trotes ficam sujeitos à aplicação de multa de cerca de R$ 684,00, podendo ser duplicado o valor em caso de reincidência.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

46 minutos atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

2 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

3 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

3 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

3 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

3 horas atrás