Categories: Meio Ambiente

Deputado quer lei para apertar quem deve multas ambientais

Outra exigência são atestados de nada consta relativos à condenação por processo por poluição ou degradação ambiental. Foto: Divulgação Idaf

Apresentar atestado de nada consta quanto às multas ambientais não quitadas na época de renovação da Licença de Operação (LO), inclusive aquelas que foram encaminhadas para a dívida ativa do Estado do Espírito Santo. Isto é o que terão que fazer as empresas, caso um Projeto de Lei, que tramita na Assembleia Legislativa, seja aprovado.

O Projeto de Lei 37/2017 que institui a exigência de certidão negativa de débito socioambiental para empresas localizadas no Espírito Santo é de iniciativa do deputado Dr. Rafael Favatto (PEN). O documento é emitido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).

Outra exigência são atestados de nada consta relativos à condenação por processo por poluição ou degradação ambiental, emitido pela Procuradoria de Justiça do Estado do Espírito Santo.

Também será exigido atestado quanto à resolução das questões referentes ao deslocamento das pessoas atingidas pelos empreendimentos, em especial a desapropriação e o reassentamento. O documento é emitido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas).

A matéria também prevê que as empresas que apresentam débito socioambiental sejam proibidas de ter acesso a crédito ou financiamento público estadual; obter permissão de uso ou concessão do poder público estadual; e participar de processos de licitação pública de qualquer natureza.

O PL 37/2017 será analisado pelas comissões de Justiça, de Assistência Social, de Meio Ambiente e de Finanças.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

7 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

13 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

14 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

1 dia atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás