Deputado quer indústrias do Complexo de Tubarão no rodízio de água

Sérgio Majeski defende que indústrias localizadas nas regiões impactadas com o rodízio de abastecimento também sejam incluídas com o corte de água
Compartilhe:
A exportação de minério de ferro está comprometida em Tubarão. Foto: Arquivo TN / Bruno Lyra
Sérgio Majeski cobra que indústrias do Complexo de Tubarão sejam incluídas no rodízio. Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa analisa o Projeto de Lei (PL) 306/2016, que proíbe o abastecimento de água para fins industriais em regiões afetadas e durante período de rodízio doméstico. A proposta é do deputado Sérgio Majeski (PSDB).

Na justificativa da matéria, o parlamentar menciona as indústrias do Complexo de Tubarão, segundo ele, responsáveis por 1/3 do consumo de água na Grande Vitória e que continuam sendo abastecidas mesmo em dias de suspensão do fornecimento de água nas residências nas regiões onde estão situadas.

O deputado questiona o posicionamento da companhia de abastecimento sobre a redução de 20% no fornecimento diário a tais empresas, quando deveria cortar o fornecimento nos dias de suspensão.

O PL 306 segue para análise nas comissões de Justiça, Infraestrutura, Meio Ambiente e Finanças.

A proposta será discutida em meio a maior crise hídrica registrada no Espírito Santo, com a redução na vazão dos rios Santa Maria e Jucu, levando municípios da Grande Vitória a adotarem medidas, como o rodízio doméstico, para manter o abastecimento.

 

 

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também