Categories: Política

Deputado propõe a proibição das bandejinhas de isopor no ES

Produtos de hortifrúti e açougue são geralmente embalados em bandejas de isopor. Foto: Divulgação

É comum encontrar nos supermercados do Estado produtos de hortifrúti e açougue embalados em bandejas de isopor. Com pouco tempo de vida útil, já que normalmente são descartadas logo que o consumidor chega em casa, essas embalagens acabam gerando danos severos e por longo prazo ao meio ambiente.

Pensando em frear os impactos gerados por esse tipo de embalagem, o Projeto de Lei 809/2019 proíbe a produção, comercialização e a utilização de embalagens e recipientes de poliestireno expandido (EPS) e o poliestireno extrudado (XPS) destinados ao acondicionamento de alimentos e bebidas no Espírito Santo.

Presentes não só nos supermercados e similares, as embalagens também são muito usadas para acondicionar alimentos em serviços de delivery. Feito a partir de derivados do petróleo, o produto leve e barato não tem prazo de decomposição determinado, mas vem gerando uma série de problemas ambientais, como ressalta o autor do projeto, deputado Marcos Garcia (PV), na justificativa da matéria.

“Para os ambientalistas o problema maior reside nas embalagens despejadas no meio ambiente e que chegam aos rios, lagos e mares, causando problemas em cascata na cadeia alimentar”, aponta a justificativa.

Marcos Garcia destaca os problemas ambientais causados pelo uso do isopor / Foto: Ellen Campanharo

Garcia adverte que “estudos epidemiológicos, ainda que não conclusivos, observaram alto índice de incidência de doenças em pessoas que tem contato diário com o produto, como dores de cabeça, depressão, perda auditiva e problemas neurológicos, além do aumento no risco de leucemia e linfoma”. O parlamentar também ressalta que existem outras alternativas viáveis ao isopor, como o papelão.

O texto estabelece prazo de um ano para adequação após publicação, caso a norma venha a ser aprovada e sancionada. O descumprimento poderá acarretar em multa de R$ 3.421,40. O montante será cobrado em dobro em caso de reincidência.

Tramitação

O PL 809/2019 será analisado pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças antes de seguir para a votação em plenário.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Gratuito | Instituto abre inscrição de curso para mulheres e público LGBTQIA+ na Serra

O Instituto PEB está com inscrições abertas para interessados em aprender uma nova profissão na Serra. As inscrições para preencher…

1 hora atrás

Pesquisa | Sucessão de Vidigal com Weverson é bastante promissora; Audifax cresce seguido de Pablo

Decisão editorial: Em termos de audiência para o veículo de comunicação, seria ideal publicar a pesquisa contratada junto à Qualitest…

2 horas atrás

Festa marca 10 anos da canonização de São José de Anchieta

No dia 19 de março de 1534, nasceu José de Anchieta que viria a se tornar uma das figuras mais…

2 horas atrás

Mutirão vai ofertar mais de mil vagas de emprego em bairros da Serra nesta semana

Nesta semana vai ter o mutirão da Blitz do Emprego da Serra. As ações acontecem nesta quarta-feira (8), das 13…

2 horas atrás

Shopping da Serra vai ganhar unidade do restaurante Outback

Uma das redes de restaurantes mais famosas do mundo, o Outback vai abrir sua primeira unidade na Serra, no Shopping…

2 horas atrás