Categories: Política

Deputado diz que tem influência do Anchieta em eleição interna no PT

 

A principal bandeira de campanha do deputado é a saída do PT da base do governo Hartung. Foto: Divulgação / ALES

Alegando irregularidades, na noite desta terça-feira (18), a Comissão Eleitoral do PT-ES, decidiu pela anulação dos votos em oito municípios capixabas. Esses votos são referentes à eleição interna do partido durante a etapa municipal, ocorrido no dia 09 de abril. Com isso, o deputado federal Givaldo Viera perde o status de favorito e amarga a redução do seu percentual de 51% para 48%. A principal bandeira de campanha do deputado é a saída do PT da base do governo Hartung. Ele considera que foi uma manobra típica de “tapetão” e que houve influência do Palácio Anchieta.

Os municípios são: Águia Branca, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Brejetuba, Pinheiros e Santa Teresa. A votação decide o número proporcional de delegados que cada chapa poderá eleger. Serão estes delegados os responsáveis por votar na eleição para escolha do presidente do PT-ES no início de maio.

O novo cenário beneficia dois dos adversários de Givaldo. O ex-prefeito de Vitória, João Coser, responsável pela chapa “Alternativa para o Espírito Santo” que pulou de 18% para 20%. Já o deputado Nunes, responsável pela chapa “Construindo um novo Brasil” que tinha feito 28%, agora soma 30.7%. Com isso, Givaldo fica em desvantagem em relação aos adversários, já que há uma tendência muito forte de Coser e Nunes se unirem e ultrapassarem 51% dos delegados. 

Sobre o assunto, Givaldo disse que vai recorrer a Nacional do partido. “Estamos preparando um recurso à Nacional, que será entregue hoje (19)”, disse Givaldo.

Givaldo diz que a comissão eleitoral é dominada por membros ligados a Coser e Nunes. “Se basearam em pequenas inconformidades e sem passar orientações, remeteram os recursos. Anularam a votação em cidades escolhidas a dedo, com o objetivo de mudar o resultado da eleição no tapetão”, alertou. 

Sobre uma eventual influência do Palácio Anchieta, ponderou. “No mínimo indiretamente há influência (do Palácio) porque a combinação é esta”, avaliou.

Edson Wilson, que levou o recurso para a Executiva Estadual e é representante da chapa do deputado Nunes, disse foram verificadas várias irregularidades. “Urnas abertas antes da hora, não inclusão de nomes na lista oficial que o PT Nacional disponibiliza e foram feitas cópias das listas de votantes, o que é proibido”, explicou.

O Congresso Estadual do PT está marcado para os dias 5, 6 e 7 de maio, quando serão eleitos os dirigentes estaduais da legenda.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

6 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

7 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

19 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

21 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

1 dia atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

1 dia atrás