Categories: Política

Deputado denuncia contas de luz da  EDP e ameaça ir até à Polícia Federal

 

O deputado estadual Vandinho Leite cobra explicação por para da empresa sobre o aumento na conta de energia. Foto: Divulgação

Os valores das contas de energia elétrica que estão sendo cobrados pela EDP Espírito Santo além de ser alvo de recorrentes reclamações dos capixabas, pode virar caso de polícia. É o que afirma o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) que está prometendo instaurar uma auditoria contra a empresa para investigar supostas cobranças abusivas e abrir denúncias junto ao Ministério Público Federal e Polícia Federal.

“Estamos em busca de mostrar esse erro de cobrança e só será possível por meio de auditoria”, disse. Ainda segundo Vandinho ele tem feito peregrinação nas casas de moradores que fizeram denúncias a ele. “Domicílios que tem a mesma quantidade de pessoas e basicamente os mesmos eletrodomésticos houve aumento de 400% do consumo, isso é um absurdo. A empresa tem que ser auditada. Além disso, vou produzir um material robusto com tudo isso que estou colhendo e levar denúncia para o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e a Polícia Federal”.

Segundo Vandinho, se for comprovado os abusos nos valores cobrados, os consumidores poderão ser ressarcidos e a empresa será multada. O parlamentar quer obrigar que a EDP adicione na conta mensal uma foto do medidor da residência. A justificativa é que com a imagem na fatura, o consumidor poderá comparar se o que está sendo cobrado condiz com o que foi consumido. “Quem fiscaliza a EDP? É a própria EDP, entao temos que desenvolver ferramentas para impedir desmandos”.

Na semana que vem o presidente da empresa deve comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o aumento na conta de energia. “Nós convocamos para que o presidente da EDP do ES para explicar essas diversas denúncias que tem sido encaminhas até a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, da qual sou vice-presidente”, explica Vandinho.

Menos reclamações

A reportagem procurou a empresa para se posicionar sobre o tema e rebater o posicionamento do deputado estadual Vandinho Leite e a EDP se limitou a dizer por meio de nota que o número total de reclamações recebidas pelo Procon ES relacionadas à empresa caiu 46% entre 2017 e 2018.

A EDP disse ainda que busca “a excelência no atendimento aos seus clientes e, no último ano, investiu mais de R$ 300 milhões na ampliação, modernização e manutenção da rede elétrica no Estado”. A empresa também garante que criou ferramentas para facilitar a comunicação com seus consumidores. A EDP não citou e nem respondeu as acusações do deputado Vandinho Leite na nota enviada para a reportagem.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

1 hora atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

1 hora atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

2 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

3 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

3 horas atrás