Categories: Mestre Álvaro

Deputados no Dório Silva

Deputados estaduais foram ao Dório Silva na última sexta-feira (12). Foto: Reprodução de vídeo/Facebook

É direito e prerrogativa de deputados estaduais fiscalizarem o governo. Portanto, não seria nada anormal a inspeção que cinco parlamentares capixabas fizeram na última sexta-feira (12) ao Hospital Dório Silva, na Serra.

Ocorre que a ação aconteceu um dia depois do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) incentivar que pessoas invadam hospitais e filmem leitos para comprovarem suposto superdimensionamento da pandemia da covid-19. A fala de Bolsonaro é, no mínimo, melindrosa à saúde pública.

Logo, pegou mal a incursão de Lorenzo Pasolini (Republicanos), Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (PSL), Carlos Von (Avante) e Vandinho Leite (PSDB) no hospital em Laranjeiras.

Ainda que os parlamentares defendam a narrativa de que já haviam programado a vistoria há uma semana para verificar denúncias de supostos problemas no funcionamento da unidade, que está praticamente voltada para o tratamento de pacientes como o novo coronavírus, fica difícil dissociar a ação dos parlamentares do conselho dado por Bolsonaro.

Aliás, os cinco deputados fazem oposição ao governo de Renato Casagrande (PSB) e tem adotado a retórica bolsonarista. O que não seria nenhum problema se o presidente não insistisse em atacar sistematicamente o estado democrático de direito e ter uma condução desastrosa na pior crise de saúde da humanidade em um século, se portando como negacionista, deixando o Ministério da Saúde sem coordenação e trabalhando para minar governadores.

Durante a inspeção, os deputados não encontraram leitos vazios. Ao contrário, estavam lotados de doentes pela covid-19. Os deputados denunciaram que a unidade já não recebe pacientes com outros problemas de saúde, que falta EPI para funcionários, que falta medicamento para sedação e que até um lixão se formou no hospital. Se procederem os problemas, precisam ser corrigidos para ontem.

Mas a legitimidade do trabalho dos deputados é questionável na forma e pela conjuntura. É que pode servir de mau exemplo para outras pessoas que tenham a intenção de entrar, autorizadas ou não, em hospitais para filmar leitos, profissionais de saúde e pacientes.

Desses mesmos deputados, não vieram críticas à condução errática do Governo Federal, detentor de 70% dos impostos arrecadados, na gestão da pandemia. O Governo Estadual pode até estar cometendo erros, como baixo número de testes e falta de um hospital de campanha, dentre outros equívocos apontados pelos críticos. Mas, assim como os governos de outros estados, não apenas está sem apoio da União como também é fustigado pelo líder máximo do país.

Vale lembrar também que nações bem mais ricas que o Brasil enfrentaram lotação e problemas em hospitais quando tiveram o pico de casos. Enquanto a polarização política se aprofunda, o Brasil, com suas mais de 43 mil vítimas fatais, já é o 2ª com mais mortes pela doença. E se tornou o novo epicentro mundial da pandemia.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

19 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

25 minutos atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

18 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

21 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás