Política

Deputada quer transporte gratuito para doadores de sangue no ES

O projeto é da deputada Janete de Sá. Foto: Divulgação

Diante da dificuldade dos bancos de sangue conseguirem manter seus estoques, por conta da queda do número de doadores, a deputada Janete de Sá, está propondo ao governo que sejam disponibilizados meios de transporte, ou firmadas parcerias com empresas de aplicativos de transporte de passageiros, para que façam o transporte gratuito de doadores de sangue para as clínicas de doação nos dias agendados.

“Acreditamos que essa medida, que não trará impactos financeiros muito relevantes, além de reconhecer a generosidade dos doadores vai ajudar a reduzir a falta de estoques nos bancos de sangue do Estado”, declarou Janete.

Os bancos de sangue do Estado, constantemente passam por baixa de doações e é clara a necessidade de se aderir à causa para se manter um fluxo contínuo de doadores e um estoque seguro nos bancos de sangue capixabas. É bom lembrar que, segundo a Organização Mundial de Saúde, de cada cinco pessoas, uma vai, um dia, precisar de sangue.

O sangue doado por uma pessoa pode privilegiar até três. Pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítima de acidentes diversos e portadores de doenças hematológicas serão os mais beneficiados com sua doação.

Para doar é preciso ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e se almoçou, esperar por três horas. Também tem que estar em boas condições de saúde e atender aos seguintes critérios: não estar gripado, com virose ou infecção, cirurgias recentes, endoscopia ou procedimentos similares há menos de 6 meses, histórico recente de DST, quem tem ou já teve, hepatite (após 10 anos de idade), doença de chagas, malária ou sífilis, vírus HIV ou AIDS e cirurgia cardíaca.

Homens podem doar sangue até quatro vezes no ano, a cada três meses, e mulheres até três, a cada quatro meses. A doação leva menos de meia hora e o doador recebe um lanche. Se for doador frequente, recebe a carteirinha de doador que dá direito a meia-entrada em shows, cinema e outros eventos culturais.

Na Serra, quem quiser doar sangue pode procurar o Hospital Dório Silva, em Parque Residencial Laranjeiras de segunda a sexta das 7h às 15h30. Tel.: 3338-7880/7373.

Já em Vitória, a doação pode ser feita no Hemoes – Av. Marechal Campos, 1468, Maruípe, ao lado do Hospital das Clínicas, de segunda a sexta, das 7h às 17h30. Sábado, das 7h às 17h. Tel.: 3636-7903.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

11 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

17 minutos atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

18 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

20 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás