Amar é o Bicho

Deputada quer que pessoas que cometeram maus-tratos a animais não sejam tutores novamente

Abandono de animais doentes, idosos ou sem sofrimento serão enquadrados na lei. Foto: Divulgação

Foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto proíbe pessoas que cometeram maus-tratos a animais sejam tutores novamente. Além disso, o projeto prevê multa no valor de 100 a 1.000 VRTE – Valor de Referência do Tesouro Estadual, que convertido pode variar de R$ 364 a R$ 3.640.

De acordo com o projeto, que tem como autora a deputada estadual Janete de Sá (PMN) os recursos arrecadados pelo pagamento das multas serão destinados ao Centro de Zoonose do município onde ocorreram os maus-tratos.

“Maltratar animais em nosso país é crime previsto em Lei, com pena de prisão para o agressor. Mas existe uma fragilidade no que tange a segurança do animal, uma vez que não fica totalmente explícito na Lei, sobre a proibição do agressor ter novamente em seus cuidados o animal agredido. Por isso é necessário uma postura mais acentuada de proteção para os animais de estimação para que não haja devolução para o agressor ou até mesmo a aquisição de um novo animal de estimação a fim de que não ocorra tal brutalidade novamente. É considerado Maus-Tratos, além da violência física, o abandono, não abrigar durante sol e chuva, mantê-lo em local não arejado e limpo, não alimentar devidamente e qualquer outro meio que de condições indignas ao animal”, declarou a autora do Projeto de Lei, que também é presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa.

Ainda de acordo com o projeto, além da multa, o agressor ficará responsável por todas as eventuais despesas veterinárias, seja com tratamento ou medicamento, até a total reabilitação do animal e também deverá arcar com as despesas de hospedagem do animal até que o mesmo encontre um novo lar adotivo.

Depois de aprovado em plenário, o projeto seguiu para a sanção do governador Renato Casagrande.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás