Meio Ambiente

Depois de ‘papar um frango’, jiboia é resgatada em quintal de casa na Serra

Alexsandra Assef durante o resgate da jiboia em Vista da Serra. Foto: Divulgação

Uma jiboia foi resgatada na manhã desta terça-feira (2) no quintal de uma casa no bairro Vista da Serra, próximo a um galinheiro. A dona da residência avistou o animal e chamou a Fiscalização Ambiental do município que prontamente atendeu o pedido, capturando a serpente e a devolvendo para seu habitat natural.

À frente do resgate esteve a Auditora Fiscal de Meio Ambiente, Alexsandra Assef, que conta que não foi fácil capturar a cobra, pois ela havia acabado de se alimentar e estava pesada. “Não foi fácil, devido ao local, no meio de madeira e estava de barriga cheia, comeu um frango e estava muito pesada e brava”, conta.

Alexsandra atua no resgate de animais silvestres há 18 anos e é experiente. “Nosso município é grandioso em animais silvestres. Cada dia aprendo mais pouquinho. Nós Auditores Fiscais do Meio Ambiente, tentamos atender de melhor forma nossos munícipes, acredito que esse vídeo mostra um pouquinho isso”, destaca. (veja vídeo abaixo).

Ela já participou de centenas de resgates, entre eles sarué, tamanduá, serpentes diversas, cachorro do mato, coruja, gaviões, entre muitos outros.

Segundo o Auditor Fiscal de Atividades Urbanas – Meio Ambiente, Ronaldo Freire Andrade, no caso da jiboia, que estava saudável, ela foi resgatada e devolvida para seu habitat natural. “Levamos ela para a Lagoa Juara pois é uma espécie que gosta de água e ali ela ficará bem ambientada”.

Segundo o biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Segundo a Prefeitura da Serra, em 2020,  a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou 538 resgates. Em 2019, foram 490.

Esse aumento já começou a ser percebido logo no primeiro semestre deste ano, quando houve um acréscimo de cerca de 40% de resgates de animais silvestres, comparado ao mesmo período de 2019. Ao todo, de janeiro a junho, foram 262 chamados para resgate. Em 2019, no mesmo período, tinham sido 185.

Entre os animais que mais “passearam” nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também houve chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré e bicho-preguiça.

Soltura da jiboia em seu habitat natural. Foto: Divulgação

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.

Serviço:

Fiscalização Ambiental da Serra

Telefone: 27 99951-2321

0800 283 9780

27 3291-7435

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 hora atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

4 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

8 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

10 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

11 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

12 horas atrás