Amar é o Bicho

Depois de causar alvoroço Jiboia é resgatada dentro de terreno de empresa na Serra

A jiboia foi resgatada no final da manhã desta quinta (11). Foto: Secretaria de Meio Ambiente

A Serra tem muita região de mata, lagoas e rios que são locais propícios para a sobrevivência de muitos animais silvestres. E no final da manhã desta quinta-feira (11) por volta das 11h15 uma jiboia foi resgatada num bairro da cidade.

O resgate da serpente ocorreu em Rosário de Fátima, dentro da empresa IP Engenharia. A jiboia causou um verdadeiro alvoroço dentro do terreno da empresa.

A informação é do Auditor Fiscal de Atividade Urbana de Meio Ambiente, Ronaldo Freire, que disse que a cobra estava os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, devolveram o animal ao seu habitat natural, num local próximo a lagoa Juara, na região de Jacaraípe, já que o mesmo estava em boas condições de saúde.

Segundo o biólogo Cláudio Santiago a jiboia é uma cobra é inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Segundo a Prefeitura da Serra, em 2020, a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) realizou 538 resgates. Em 2019, foram 490.

Esse aumento já começou a ser percebido logo no primeiro semestre deste ano, quando houve um acréscimo de cerca de 40% de resgates de animais silvestres, comparado ao mesmo período de 2019. Ao todo, de janeiro a junho, foram 262 chamados para resgate. Em 2019, no mesmo período, tinham sido 185.

Entre os animais que mais “passearam” nas áreas urbanas da cidade estão as cobras e os gambás. Mas também houve chamados para resgate de outros bichos mais “incomuns”, como raposa, jacaré e bicho-preguiça.

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.

Os moradores que encontrarem animais silvestres devem acionar a equipe de resgate pelos telefones (27) 3291-7435 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animal silvestre é crime.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

3 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

8 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

9 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás