Categories: Sem categoria

Denunciando perfis suspeitos

O Facebook está preparando um cerco aos perfis fakes (falsos), buscando melhorar as ferramentas de identificação de perfis duplicados ou aqueles criados na tentativa de se passar por outras pessoas.

Isso é um desafio, pois além de demandar espaço de armazenamento em disco, e consequentemente custos, muitos desses ‘fakes’ acabam utilizados para atividades ilícitas, o que pode gerar ação judicial em que o Facebook terá que auxiliar a justiça na tentativa de identificar os responsáveis.

Em um evento na Espanha alusivo ao Dia Internacional da Mulher, o criador do Facebook, Mark Zuckerbert, afirmou que o site está trabalhando no problema e tentando agilizar o processo de “marcar” perfis fakes, e dessa forma responder com mais agilidade às denúncias feitas pelos usuários.

Os termos de serviço do Facebook proíbem os usuários de criarem uma conta para qualquer pessoa que não eles mesmos, a não ser que tenham permissão dessa outra pessoa. Também proíbe a criação de mais de uma conta pessoal. E qualquer um pode denunciar se suspeitar de algum “impostor” tentando se passar por outra pessoa na rede social.

Zuckerberg ainda não forneceu detalhes sobre como a empresa vai melhorar seus processos de detecção. Por isto é bom que todos saibam como denunciar um perfil suspeito no Facebook.

Passo 1. Entre com seu login e senha no Facebook.

Passo 2. Entre no perfil suspeito e vá ao ícone de configurações, do lado direito, e clique em Denunciar/Bloquear.

Passo 3. Selecione a opção “Este perfil está fingindo ser alguém ou é falso”.

Passo 4. No item ‘Escolha um tipo’, vá em “Não representa uma pessoa de verdade”. Clique em Continuar.

Passo 5. Na janela que aparecer, clique em “Eu confirmo que esta denúncia está correta”. Confirme na sequência.

Para que o perfil seja excluído é preciso que outros usuários também denunciem. Quando isso acontece, o proprietário da conta não consegue efetuar o login até que ele prove que o perfil é verdadeiro. O perfil vai continuar disponível para visualização na rede social, mas o dono do falso terá o login bloqueado.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás