Saúde

Dengue segue em queda, mas Prefeitura pede que morador continue atento aos cuidados

Aedes aegypt é um mosquito africano que virou praga urbana e grave problema de saúde pública no país. Foto: Agência Brasil

Enquanto a Covid-19 segue com seus números nas alturas, a dengue parece que deu uma acalmada, pelo menos na Serra. Isso é o que mostram os números da Prefeitura que afirma que registrou queda nos casos de dengue, zika e chikungunya nos primeiros meses deste ano. A doenças são transmitidas por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti.

De janeiro a maio deste ano, a Vigilância Epidemiológica registrou 289 casos de dengue, 11 casos de zika, sendo quatro em gestantes, e 177 casos de chikungunya.

Já em 2020, foram registrados 3.562 casos de dengue, 54 casos de zika e 740 de chikungunya, nas 19 primeiras semanas do ano.

Em 2021, a região com maior concentração de casos notificados de dengue a de Laranjeiras, com 38% de incidência.

Apesar de a doença estar em queda no município, a Prefeitura pede que os moradores fiquem atentos a alguns cuidados que evitar a proliferação do Aedes, que é transmissor das doenças.

Cuidados

  • Tampe os tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha as calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire a água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fique atento aos sintomas da doença

No caso da dengue, o doente pode apresentar sintomas, como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e gengivas), dor abdominal intensa e contínua, além de vômitos persistentes, podem indicar a evolução para dengue grave, que necessita de imediata atenção médica, pois pode levar à morte.

Em relação à chikungunya, os sintomas mais comuns são febre alta de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

Os sinais de infecção pelo zika vírus são parecidos com os sintomas de dengue e começam de três a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de zika vírus, quando presentes, são febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C), dor nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés, com possível inchaço, dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos, exantemas (erupções cutâneas) acompanhadas de coceira, além de vermelhidão e inchaço nos olhos.

A doença também pode apresentar outros sintomas, como dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e pequenas úlceras na boca.

Para evitar contrair uma dessas doenças, a única saída é combater o Aedes Aegypti, e isso só é possível acabando com os focos do mosquito (locais de água parada).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

7 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

7 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

7 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

7 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

7 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

7 horas atrás