Categories: ArquivoSaúde

Dengue segue crescendo e casos quase dobram em uma semana

Até o último dia 24 foram confirmados 461 casos de pacientes com dengue. Foto: Agência Brasil

Com mais de 460 casos de dengue registrados este ano na Serra, o município vem apertando o cerco ao mosquito Aedes aegypti. E também a donos de terrenos baldios sujos que possam servir de criadouro para o inseto, que além da dengue, transmite os vírus da zika e chikungunya. As informações são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

A situação mais preocupante é a da dengue. Os casos confirmados na cidade quase dobraram em uma semana. No último dia 17 de janeiro, eram 251 casos. E se comparados esses dados com os do ano passado, os números ficam ainda mais altos: um aumento de 620,31%. Em 2018 eram 64 casos até o dia 24 de janeiro e este ano são 461 registros da doença no mesmo período. Já os casos de zika na cidade foram 3 nessas primeiras semanas de 2019 e não foi registrado nenhum de chikungunya.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a da Sesa aumentou a frequência do fumacê e aplicação do UBV pesado nos bairros. Por causa do verão as comunidades de Praia de Carapebus, Balneário de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida vêm recebendo uma atenção especial.

A prefeitura também intensificou ações nos bairros com mais criadouros de mosquito.São eles: Feu Rosa, Jardim Bela Vista, Palmeiras, São Diogo 1 e 2, Nova Carapina 1 e 2, Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso, Jardim Carapina, André Carloni e Carapina Grande.

A assessoria acrescentou que também estão sendo colocados larvicidas nas valas e córregos; o trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; e visitas as locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

A subsecretária de saúde da Serra, Cristiane Stem, pediu ajuda da população. “A cada 7 dias acontece a eclosão do ovo, então o morador precisa fazer a inspeção na casa dele uma vez por semana. E aí nesta inspeção precisa olhar ao redor. Não adianta dentro da minha casa estar limpo e quando eu jogo o lixo fora eu vou jogar em qualquer lugar, no dia que não passa o carro do lixo”, alerta. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3228 – 5394.

Município está tomando lotes de donos ‘relaxados’

Outra ação da Prefeitura da Serra que vai ajudar no combate aos criadores do mosquito Aedes aegypti é uma operação de fiscalização para coibir irregularidades em terrenos, que não recebem manutenção pelos proprietários. Os donos de terrenos irregulares poderão ser multados e até perder a posse do espaço.

São considerados terrenos irregulares todos aqueles que não estão cercados, que não têm construções, que são pontos viciados de entulho, entre outros. O mutirão pode acarretar notificações, multas e até a perda do terreno.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

1 hora atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

4 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

9 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás