Categories: NotíciasSaúde

Dengue segue avançando e já cresceu mais de 1.400% este ano

Já foram registrados 3.457 casos de dengue em 2019. Foto: Agência Brasil. Foto: Agência Brasil

Os casos de dengue no município da Serra seguem aumentando e já cresceram 1.440% este ano em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde, que pede ajuda à população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya.

No total, já foram registrados 3.457 casos de dengue em 2019. Por sua vez, no mesmo período do ano anterior,os números eram bem menores, com apenas 240 casos confirmados. E nestes primeiros meses de 2019, foram 21 casos de zika e 12 de chikungunya. No mesmo período de 2018, foram 20 registros de zika e 30 de chikungunya. Não há registro de morte por nenhuma das três doenças este ano.

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria de Saúde está intensificando o combate ao Aedes aegypti desde dezembro do ano passado. Além disso, estão sendo realizados mutirões e forças-tarefas nos bairros com mais notificações e incidências de dengue, com ações de bloqueio do vetor. A prefeitura não informou quais são as comunidades com mais notificações.

O município concluiu, recentemente, o novo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira A).A ferramenta identifica focos do mosquito e ajuda a traçar um mapa dos locais mais infestados, o que facilita o planejamento de combate.

Este ano, o município também realizou mutirões de combate durante algumas semanas, em parceria com a Secretaria de Serviços. Além disso, diariamente são realizadas ações como visitas domiciliares, carro fumacê, limpeza de terrenos e utilização de bombas costais. Durante todo o verão, houve reforço no combate na região dos balneários, com ênfase nas casas de praia.

A prefeitura da Serra pede o apoio da população para que denuncie possíveis focos do mosquito transmissor por meio do número 3228-5394. A denúncia pode ser anônima e vale para criadouros tanto em casas como em ferro-velho, empresas, entre outros locais.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás