Categories: NotíciasSaúde

Dengue cresce 800% e município confisca lotes de quem não limpa

Terreno balido cheio de lixo em Bicanga: cena se repete pela cidade. Foto: Arquivo TN

O mês de janeiro terminou com 766 casos confirmados de dengue na Serra. Em comparação ao mesmo período do ano passado, onde eram apenas 83 casos, o aumento é de 822,89%. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa),que afirma que o município vem intensificando cada vez mais as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor desta doença e também da zika e chikungunya. Inclusive, ação que prevê até confisco de lote de quem não cuida do local.

Já os casos de zika na cidade foram 5e foi registrado 1 de chikungunya neste janeiro.Ainda segundo a Sesa não houve nenhum óbito pelas duas doenças nem pela dengue este ano. A Prefeitura da Serra aumentou a frequência do fumacê e aplicação do UBV pesado nos bairros. Por causa do verão as comunidades de Praia de Carapebus, Balneário de Carapebus, Bicanga, Manguinhos, Jacaraípe e Nova Almeida vêm recebendo uma atenção especial.

Também foram intensificadas ações nos bairros com mais criadouros de mosquito. São eles: Feu Rosa, Jardim Bela Vista, Palmeiras, São Diogo 1 e 2, Nova Carapina 1 e 2, Parque Residencial Laranjeiras, Valparaíso, Jardim Carapina, André Carloni e Carapina Grande.

Além disso, estão sendo colocados larvicidas nas valas e córregos; o trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; e visitas as locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Mas mesmo com todas essas ações o município afirma que sem a ajuda do morador, fica complicado combater o mosquito transmissor das doenças. É o que afirma a subsecretária de saúde da Serra, Cristiane Stem. “A cada 7 dias acontece a eclosão do ovo, então o morador precisa fazer a inspeção na casa dele uma vez por semana. E aí nesta inspeção precisa olhar ao redor. Não adianta dentro da minha casa estar limpo e jogar o lixo fora em qualquer lugar, no dia que não passa o carro da coleta”, alerta.

Outra frente de combate pelo município é a notificação dos donos de terrenos sujos. Quem não limpa no prazo pode ter o imóvel confiscado. Na semana passada a assessoria da Prefeitura revelou que seis lotes estavam sendo confiscados e outros 10 em trâmites administrativos para o confisco.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás