Saúde

Dengue contaminou mais de 4,5 mil moradores da Serra em 2020

Serra fechou 2020 com 4,5 mil casos confirmados de dengue. Foto: Arquivo TN

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, outras doenças também continuam preocupando e adoecendo a população capixaba. É o caso da dengue, que só no ano passado, já infectou 4.533 moradores da Serra e voltou a ser uma ‘dor de cabeça’ para os populares, que afirmam estarem preocupados com o avanço da doença. Apesar do número de contaminados ser alto, é bem menor do que o registrado em 2019, quando no mesmo período, tinham sido mais de 17 mil casos na cidade.

Mas isso não significa que a doença ainda não é uma grande preocupação, já que em alguns casos ela pode levar até a morte. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, felizmente, não houve nenhuma morte por dengue em 2020 na cidade. Enquanto em 2019, durante todo o ano, foram dez óbitos.

Margarida do Couto, de José de Anchieta II, reclama do avanço da doença na cidade. “A prefeitura até passa com o carro fumacê, mas os moradores precisam colaborar. São muitos pontos viciados de lixo, terrenos abandonados e até mesmo focos de dengue dentro das casas. Na minha comunidade, por exemplo, as pessoas costumam não se cuidar muito”, afirmou a popular.

Lucimara Souza, de Planalto Serrano, pediu o apoio de seus vizinhos no combate à dengue. “Precisamos de união para vencer esse mosquito. Isso já me infectou e quase morri. Por isso, hoje eu sei a importância de limpar o quintal. O problema é que uma andorinha sozinha não faz verão”, destaca a moradora.

Vale destaca que a Serra viveu um grande surto de dengue em 2018. Em 2020, logo no início, o Ministério da Saúde chegou a colocar o Município em alerta para a possibilidade de um novo surto. Além da grande quantidade de casos, a cidade também sofreu com a falta de distribuição de um inseticida, que deveria ter sido enviado pelo Governo Bolsonaro, mas ficou em falta por meses.

Zika e chikungunya

Até dezembro de 2020, haviam sido registrados 99 casos de zika e 1.103 de chikungunya. Não houve mortes. Em 2019, foram 138 de zika e 103 de chikungunya, também sem mortes. No caso da chikungunya, a Serra vive, segundo especialistas, um grave surto da doença. O mesmo acontece em outras cidades da Grande Vitória.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás