Notícias

Defesa Civil Estadual emite alerta de inundações para o Espírito Santo

O alerta de inundação vale para todo o Espírito Santo: previsão é de que a chuva continue até quarta-feira (13). Foto: Arquivo TN

A Defesa Civil Estadual emitiu no início da tarde desta segunda-feira (11) alerta de inundações para todo o Espírito Santo.

A mensagem de texto enviada pelo órgão diz ainda para evitar áreas alagadas. Mais cedo, às 7h, a Defesa Civil já havia enviado alerta também para perigo de deslizamentos.

De acordo com informações da Defesa Civil, a Serra está entre os quatro municípios que possuem risco moderado para deslizamento de terra e estão sendo monitorados, pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Os outros três são Cariacica, Vila Velha, Viana.

A Serra está em nível de alerta para chuvas fortes e moderadas até a quarta-feira (13). E a cidade, de acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, na manhã desta segunda-feira (11) foi a terceira que mais choveu no Espírito Santo. Foram 71.58 milímetros de água na Serra. O município onde mais choveu é Cariacica com 85.55mm e em segundo Vila Velha com 78.11mm.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) o Espírito Santo está em estado de alerta desta segunda (11) até a quarta-feira (13) devido a persistência das condições favoráveis para chuvas de intensidade moderada a forte, que podem resultar em acumulados significativos em algumas regiões do Estado.  As temperaturas devem chegar à máxima de 22 graus e mínima de 18.

A Defesa Civil do Espírito Santo também emitiu alerta e pediu para que as pessoas evitem áreas de risco e procure abrigo em locais seguros. O volume de chuva pode causar alagamentos.

Segundo a Prefeitura da Serra, até o momento a Defesa Civil da Serra atendeu a um único chamado, de um muro com risco de desabamento em Laranjeiras Velha. “A área foi isolada. O município recebeu 85 milímetros de chuvas nas últimas 24 horas. As equipes estão presentes nos principais pontos de tráfego da cidade”, disse o município por meio de nota.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) pode chover de 50 a 100 milímetros por dia. Há também possibilidade de ventos intensos que podem chegar a 100km por hora. Há risco de corte de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.

Defesa Civil de prontidão

A Defesa Civil da Serra está de prontidão e segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500.

O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

41 minutos atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

2 horas atrás

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cervejaria da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

2 horas atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

2 horas atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

2 horas atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

2 horas atrás