Notícias

Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamentos e alagamentos na Serra

Uma das áreas de risco fica em José de Anchieta II: ribanceira pode desabar a qualquer momento. Foto: Arquivo TN

A Defesa Civil do Espírito Santo emitiu um alerta para grande risco de deslizamentos de ribanceiras e alagamentos de áreas baixas na Serra. A cidade, que registrou mais de 100 mm de chuva em apenas 24 horas, possui diversas áreas críticas. Segundo o órgão estadual, o município é onde mais choveu em apenas um dia no ES.

O boletim divulgado pela Defesa Civil aponta para risco alto de movimento de massa na cidade. Na prática, isso significa que, por conta das fortes chuvas,  moradores de áreas de encostas devem ficar atentos a possibilidade de desabamento de terra, já que o solo está muito encharcado.

Também há risco de alagamentos, que podem ocorrer devido à grande quantidade de chuva já recebida e também por conta das águas que ainda devem cair durante esta segunda-feira (8) e nos próximos dias.

O Estado não detalhou em quais regiões isso pode ocorrer. No entanto, um levantamento feito pelo TEMPO NOVO mostra que a cidade possui, pelo menos, seis pontos críticos distribuídos nos bairros José de Anchieta II, Diamantina, Jardim Carapina, Serra Dourada II, Vista da Serra I e encosta Reis Magos, em Nova Almeida.

Em José de Anchieta II, por exemplo, há uma grande ribanceira que sempre preocupa moradores. O problema ocorre há anos na rua Santa Luzia e o barranco já desabou diversas vezes, inclusive causando interdição total da via pública. Abaixo do local, existem casas, comércios e igreja. Todos temem possíveis tragédias.

Segundo o Estado, a Serra já registrou duas ocorrências. Em Jacaraípe, o telhado de uma residência foi arrancado por conta da forte chuva. Uma pessoa sofreu escoriações leves, foi socorrida e levada ao hospital.

Em outro bairro, que não teve o nome informado, também houve deslizamento de talude próximo a uma residência, mas sem vítimas.

A Defesa Civil da Serra segue monitorando a situação da cidade e, nos casos de emergência, tem o plantão 24h que pode ser acionado no telefone (27) 9 9938-9500. O órgão municipal salienta que, em qualquer sinal de risco, os moradores precisam o acionar imediatamente.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

18 horas atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

19 horas atrás

Dupla Erick & Warley é a primeira atração da Sertaneja da Wild West na Serra

A programação da Cervejaria Wild West, em São Diogo, na Serra, vai ser diferente nesta sexta-feira (17). A casa promove…

20 horas atrás

Música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras neste final de semana

Neste final de semana, tem Feirinha Gastroartes, na sexta e no sábado na pracinha de Colina de Laranjeiras. Na sexta-feira…

21 horas atrás

Grandes finais marcam a 3ª etapa do Circuito Capixaba de tênis no Boulevard Lagoa

Aconteceram neste último sábado (11) as finais da 3ª etapa do Circuito Capixaba de tênis. O torneio, dividido em classes,…

21 horas atrás