Categories: Meio Ambiente

Defesa Civil alerta que queimadas podem atingir bairros

No final da tarde da última quarta (18) o fogo se aproximava de José de Anchieta II. Foto: Fábio Barcelos

Além do pó preto, o ar da Grande Vitória ganhou mais um vilão nesses dias sem chuva e de muito calor: a fumaça de incêndios.

De acordo com moradores, o forte cheiro é percebido à noite e vem do fogo na vegetação de alagados no entorno do Mestre Álvaro, nas baixadas próximas aos bairros José de Anchieta II, Central Carapina, Carapina Grande e Jardim Tropical. A Defesa Civil da Serra chegou a orientar que os moradores façam aceiros – faixas de poda na vegetação – para evitar que o fogo avance, atinja casas e provoque incêndios em bairros.

Além da população desses bairros da Serra, a fumaça vem atingindo os bairros da zona norte de Vitória, como Jardim Camburi, Mata da Praia, Goiabeiras, Jardim da Penha e Bairro República. Há relatos de que o odor de queimada esteja chegando até Vila Velha.

Na última terça (17) houve uma mobilização nas redes sociais para tentar identificar a origem e pedir aos órgãos ambientais que resolvam a situação.

Moradores de vários bairros de Vitória e até de outras cidades relataram que vêm sentido o cheiro de queimado há semanas. E o problema aparece à noite, quando o vento muda de direção e empurra a fumaça para as áreas habitadas.

O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) informa, através da assessoria de comunicação, que a baixa umidade do ar, a estiagem e o vento favorecem a autocombustão de turfa, camada de sedimentos formada pela decomposição de vegetais encontrada em terrenos alagadiços, como é o caso, por exemplo, da região do Mestre Álvaro.

Acrescentou, no entanto, que no momento não é possível relacionar este acontecimento com o aparecimento da fumaça e odor em bairros da Grande Vitória. Contudo, a equipe de fiscalização do Iema já foi acionada para checar o problema.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

15 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

18 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

23 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás