Categories: Política

De volta ao trabalho, vereadores travam guerra na Justiça

Após o fim do boicote dos 14 vereadores às sessões da Câmara da Serra, nos bastidores do Legislativo segue a batalha pelo controle da Mesa Diretora da Casa. Isso porque o grupo de 14 parlamentares aliados do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e da presidente afastada Neidia Maura (PSD) entrou na Justiça a fim de anular a eleição de Rodrigo Caldeira (Rede), atual presidente da Casa.

Na prática, o grupo defende que o vereador mais votado, Adriano Galinhão (PTC) assuma o posto e convoque outra eleição. Eles argumentam que a atual Mesa teria cometido irregularidades. Com isso 12 vereadores assinaram um processo pedindo a anulação da eleição da atual Mesa, o curioso é que desses 12, 9 parlamentares votaram em Caldeira.

O vereador Fábio Duarte (PDT) foi um dos que atuaram com o grupo que elegeu Caldeira, mas agora defende que o atual presidente seja afastado.

“Fomos todos levados pela emoção do momento, nos esquecendo da razão, nós também erramos. A eleição foi um atropelo só. Hoje para que se tenha tranquilidade para se terminar o exercício o mais correto seria uma nova eleição”, defendeu.

O vereador Aécio Leite (PT) que compõe o grupo atual da Mesa, afirmou que existe influência do Executivo nos conflitos internos da Câmara.

“É uma armação orquestrada pelo prefeito da Serra. Eles já sofreram quatro derrotas e estão tentando o último tiro junto à Justiça da Serra. Está na hora de o prefeito parar com isso, precisamos apaziguar toda semana só matérias negativas sobre a Câmara da Serra”.

“Esse grupo está sendo mantido por uma vereadora afastada, suspeita de corrupção e o controlador-geral da Câmara, que estão tentando antecipar uma decisão da Justiça. Acho que os vereadores têm que esquecer esse assunto e se voltar para os temas que interessam ao Legislativo. Deixar pra discutir a eleição para o momento certo” avaliou o Pastor Ailton (PSC).

A assessoria do prefeito foi procurada para comentar as insinuações do vereador Aécio, mas informou que por se tratar de assunto envolvendo o Legislativo não se pronuncia sobre o assunto.

A ação

O processo é assinado por 12 dos 14 vereadores que participaram de um boicote em cinco sessões da Câmara. Adilson Novo Porto Canoa (PSL), Alexandre Xambinho (Rede), Basílio da Saúde (Pros), Cleusa Paixão (PMN), Ericson Duarte (Rede), Fábio Duarte (PDT), Gilmar Dadalto Raposão (PSDB), Geraldinho PC (PDT), Cabo Porto (PSB), Miguel da Policlínica (PTC), Quelcia Fraga (PSC) e Wellington Alemão (DEM).

Não assinam o documento, embora tenham participado do boicote, Adriano Galinhão (PTC) e Robinho Gari (PV).

Segundo informações da assessoria da juíza Telmelita Guimarães, responsável pelo processo, ainda não existe decisão da juíza. Ela deu prazo para escutar os vereadores requeridos e só vai definir depois que eles se manifestarem sobre o pedido de liminar. É necessário que todos sejam intimados e se pronunciem sobre a ação.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás