Categories: Notícias

De roça distante a centro comercial e imobiliário da Serra

As moradores Iracema de Cássia e Rosa Ferreira estão em Laranjeiras desde a inauguração do bairro em 1978 e testemunharam as transformações. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri

Perto de seus de 40 anos, Laranjeiras tem história para contar. O bairro começou com um conjunto habitacional da Inocoopes, inaugurado foi em 1978, trazendo pessoas de várias regiões que ajudaram a construir o lugar, que virou o epicentro da valorização e crescimento imobiliário da Serra. As memórias dos moradores mais antigos mostram histórias saudosas e de amor por Laranjeiras.

A moradora Rosa Ferreira dos Santos, 79 anos, chegou em 1978 de Belo Horizonte com a família.“ Achei o fim do mundo. Aqui era uma roça. Onde hoje tem hospital, terminal, supermercado era mata fechada.  No início o pessoal chamava de Carapinão e só tinha um ônibus. De comércio tinha só a farmácia do seu Licurgo e a mercearia do seu Vicente Português. Médico, compras, era tudo em Vitória. As casas não tinham muro e a gente ficava na rua até meia-noite. Agora não dá para fazer isso. Mas gosto daqui e não troco por lugar nenhum”, frisa.

João Alves da Paz Igreja, de 83 anos, veio de Santo Antônio, Vitória, em 1978 e fazia compras na capital ou em Pitanga. “Trabalhava em Vitória e morar aqui foi difícil por causa da distância. O ônibus passava de hora em hora, saindo da rodoviária de Vitória até o ponto final no Aristóbulo; às vezes eu pegava o que ia pra Serra, descia na BR e vinha andando. O crescimento do comércio facilitou a vida”, observa.

Em 1979, Marina Alvarenga da Fonseca chegou a Laranjeiras com seu marido e filha. “Meu pai morava na Praia Comprida (região da Praia do Canto, Santa Lúcia) e brincava que aqui era uma roça. Conheci seu João, dona Rosa e outros moradores bacanas. Parei de trabalhar quando vim pra cá por causa da distância e dos filhos. Sinto falta de quando as crianças podiam brincar na rua em frente de casa que era seguro. Mas gosto muito do bairro”, relata.

Segundo estudo apresentado na Ufes pelo geógrafo Thalismar Matias Gonçalves, Laranjeiras era a fazenda de um político e em novembro de 1974, o BNH adquiriu uma área de um milhão de metros quadrados para elaborar o plano urbanístico do conjunto habitacional. O contrato foi assinado em 28 de agosto de 1975 e as obras iniciadas, sendo essa data considerada a de nascimento do bairro.  No final de 1977, as 1.855 casas ficaram prontas. A inauguração oficial só ocorreu em 1978.

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Murilo Godoy e Atividade Paralela agitam cerveja da Serra

Nesta sexta-feira (3), a Wild West Cervejaria, localizada em São Diogo, na Serra, receberá o músico Murilo Godoy a partir…

2 minutos atrás

Trupe carioca traz espetáculo infantil para Vitória no domingo

A trupe da Pepeto Teatro Infantil, do Rio de Janeiro, chega à Vitória para apresentar, neste domingo (5), duas sessões…

17 minutos atrás

Serra inicia campanha ‘Maio Amarelo’ com ações vias públicas, escolas e creches

O mês de maio é de conscientização da população para um trânsito mais seguro e na Serra a campanha “Maio…

26 minutos atrás

Tributo a banda Pink Floyd nesta sexta em pub da Serra

Uma das maiores bandas de rock do mundo, será representada num tributo imperdível no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta-feira…

44 minutos atrás

Eleições 2024: prazo para emissão de título de eleitor termina em oito de maio

Termina no próximo dia oito de maio o prazo para tirar o título de eleitor e poder votar nas Eleições…

53 minutos atrás

Golpistas vendiam consórcio falso na Serra e ameaçavam vítimas com arma de choque, revela Vandinho

Na manhã dessa quinta-feira (02), foi deflagrada a terceira fase da Operação Consórcio Fake mirando uma empresa de investimentos situada…

58 minutos atrás