Categories: O Nó da Gravata

De olhos bem abertos

Durante a semana passada, na dança de cadeiras da presidência da Câmara, quem teve papel de destaque, foram os espiões. Estamos falando dos assessores e advogados tanto da vereadora Neidia Pimentel, quanto dos parlamentares contrários a ela. Parece que a orientação era para advogados e assessores se revezarem no Fórum e no Tribunal de Justiça, para acompanhar a movimentação do grupo contrário.

Aqui é o meu lugar
Quem parece alinhado com o seu partido, é o deputado estadual Jamir Malini (PP). Esta semana circulou rumores que o deputado iria migrar da sigla na janela do ano que vem. Um dos caminhos poderia ser o Avante (antigo PTdoB). Porém, Malini nega, e afirma a sua ótima relação com o deputado federal e presidente do PP no ES, Marcus Vicente. Inclusive, Jamir estaria articulando recursos de emendas de Vicente para a Serra.

Comendo pela beira I
Alheio a toda essa confusão da Câmara da Serra, o secretário de estado, Vandinho Leite (PSDB), uma das fortes lideranças da Serra, vem rodando o ES com o programa OportunidadES, que oferece cursos gratuitos de qualificação. Durante os eventos, que reúnem muitas pessoas, Vandinho tem convidado outras autoridades para estarem presentes. Já bateram cartão: o governador Paulo Hartung (PMDB); o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT); senador Ricardo Ferraço; entre outros.

Comendo pela beira II
O próximo grande passo de Vandinho é lançar outro projeto, desta vez para oferecer aos alunos de escolas públicas, a oportunidade de cursar o ensino superior em instituições privadas, além de bolsas de mestrado e doutorado. Vandinho vem fazendo uma enquete para a população escolher entre as sugestões de nome: UniversidadES está ganhando. O tucano vem acelerando os trabalhos da Secretaria, já que vai ter que deixá-la em março do ano que vem, para disputar uma vaga de deputado estadual ou até federal na eleição de 2018.

Dança das cadeiras
Não foi surpresa a exoneração do secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Tarcísio Bahia, na semana passada. A queda de Bahia já vinha sendo especulada há tempos, bem como outras mudanças no staff do prefeito Audifax Barcelos (Rede), que ainda devem ocorrer. Quem está conduzindo interinamente a Sedur é a arquiteta Mírian Soprani, mas a pasta deve ir para as mãos de Erly Vieira nos próximos dias. Lembrando que Erly deixou a secretaria de Agricultura a pedido do prefeito para acomodar o morador de Vitória, Gustavo De Biase, inexperiente na área, mas que é do mesmo partido de Audifax.

Cadeira é com a gente mesmo
Falando em secretarias, a Prefeitura da Serra é a administração que tem mais secretarias em toda a Grande Vitória, são 24 ao todo. Em segundo lugar vem Vitória com 21 pastas, depois Vila Velha com 17, Cariacica com 14 e Viana com apenas 12 secretarias, a metade de pastas que tem o município da Serra.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

12 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

13 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás