Mesmo com 508 mortes, serranos ignoram Covid-19 e lotam praias e bares no fim de semana

Praias estão ficando lotadas durante os fins de semana. Foto: Divulgação Luciana Braido

O fim de semana foi agitado na Serra, mesmo em meio à pandemia causada pelo coronavírus que já matou 508 moradores da cidade. Cenas de aglomerações foram registradas em vários bairros, já que bares e praias ficaram lotados na sexta-feira (2), no sábado (3) e no domingo (4). Nesses mesmos dias, foram quatro óbitos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) no município. Vale lembrar que a Serra é a cidade com o maior número de mortes pelo vírus em todo o Espírito Santo.

A Serra está classificada como risco baixo. Na prática, isso significa que todo o comércio da cidade pode abrir sem limite de horário e em qualquer dia. Nisso está incluso os bares, lanchonetes, restaurantes e shoppings. Mesmo assim, o risco de se contaminar pela Covid-19 ainda existe. Tanto que o governador Renato Casagrande (PSB) alertou, durante uma coletiva na semana passada, que a taxa de transmissão do coronavírus aumentou na Grande Vitória e existe o risco de fechamento das atividades econômicas novamente.

Apesar disso, os bares abriram e geraram filas imensas em bairros da Serra. O WhatsApp do TEMPO NOVO recebeu diversas denúncias. Além disso, muitas mensagens também foram recebidas por outras redes sociais. A principal preocupação da população é com uma segunda onda da doença, pois muita aglomeração é sinal de contaminação. Mas para os moradores que estavam frequentando os bares, o coronavírus nem parecia existir. Imagens e vídeos mostram todos clientes sem máscara e até dançando juntos no mesmo espaço com aproximadamente mais de 100 pessoas.

A reportagem recebeu relatos de diversas comunidades. Entre elas: Parque Residencial Laranjeiras, Porto Canoa, Colina de Laranjeiras, Morada de Laranjeiras e Jacaraípe. Uma moradora conversou com a reportagem, mas preferiu não se identificar. “Moro em frente um bar de Laranjeiras e ficou lotado neste sábado. Tinha uma fila gigante antes de abrir e passaram duas viaturas, mas nada foi feito. Fui até a calçada e vi que todo mundo estava sem máscara e colados um no outro. É uma falta de respeito com todos. Pior que nenhum número de denúncias atende e ninguém vem ao local para fiscalizar”, reclamou.

Opinião do TN: Prefeitura ignora pandemia e permite aglomerações na Serra

Nas praias da Serra também foram registradas cenas de muitas pessoas sem máscaras e aglomeradas. O balneário de Jacaraípe foi um dos que mais tiveram lotações das faixas de areia. O mesmo problema também ocorreu em Manguinhos, Carapebus e Bicanga durante todo o fim de semana.

No total, a Serra já possui 16.246 casos confirmados de coronavírus, 508 moradores mortos e 15.262 pacientes já curados da Covid-19. A taxa de letalidade na cidade é de 3,1%.

A média do índice de isolamento social da Serra – que mostra quantas pessoas estão respeitando as determinações de ficar em casa – é de 42,88%. Isso significa que mais da metade da população do município está nas ruas.

Prefeitura diz que fiscaliza praias e estabelecimentos comerciais

De acordo com a assessoria de imprensa do Município, a fiscalização em bares faz parte das atividades de rotina da Prefeitura da Serra e seguem acontecendo. Neste atual momento, serão intensificadas as orientações aos comerciantes e frequentadores para que obedeçam as normas sanitárias vigentes. O Município também diz que equipes atuam nas praias.

“A prioridade da Prefeitura da Serra é orientar a população, salvar vidas e contribuir para reduzir o número de infectados pela Covid-19. Menos de 1% das ações resultam em multas”, afirma.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

4 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

9 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

11 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

12 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

13 horas atrás