Categories: Mestre Álvaro

Dando bola ao futebol

Por Bruno Lyra

Desde o final da década de 1990 sem participação expressiva no cenário nacional, o futebol capixaba é sim um produto viável. Este ano, o Estadual vem despertando mais interesse do torcedor que nos anos anteriores.

Até agora, o campeonato tem média de 700 torcedores por partida. No total, já levou mais de 37 mil pessoas aos estádios. Claro, número muito modesto perto dos principais certames do país. Ainda assim, já é um alento e indicador de potencial, uma vez que em 2017 e 2018 a média de expectadores pagantes nos estádios foi, respectivamente, de 356 e 478 torcedores por jogo.

Ajudou a incrementar a média deste ano o fato de vários times tradicionais estarem na disputa: Rio Branco, Desportiva, Serra, Vitória e Estrela. E também o Rio Branco de Venda Nova, que embora não seja tão tradicional quanto os anteriores, é “abraçado” pelos torcedores locais quando joga em casa.

Também ajudou a subir a média de público a contratação do veterano atacante uruguaio Loco Abreu pelo Rio Branco. Isso atiçou o torcedor Capa Preta e também os rivais. Tanto que o clássico contra a Desportiva, na terceira rodada, atraiu 5,3 mil pagantes ao Kléber Andrade. O maior público até agora do campeonato.

O Serra, apesar do desempenho modesto em campo – o time foi eliminado no último final de semana -, ajudou a despertar o interesse no Capixabão ao bater o Remo pela Copa do Brasil e repetir o feito só conquistado por outro capixaba em 1994, com o Linhares: classificar um time do Espírito Santo para a segunda fase da competição nacional.

No duelo contra o time paraense, o Serra levou 1,5 mil torcedores ao Robertão. E depois, contra o Vasco no Kléber Andrade, saiu de cabeça erguida ao perder por “apenas” 2 a 0 contra um clube com investimento muito superior, diante de 15 mil torcedores no estádio e milhões pelo Brasil, já que o confronto foi exibido na TV Globo, em horário nobre.

Destaque, ainda, para as transmissões dos jogos do Capixabão pela internet, através do Torcida ES. Além de milhares de visualizações, cada partida teve centenas de comentários de torcedores. Prova da paixão dos capixabas pelos clubes locais, que merecem mais atenção das grandes indústrias e grupos econômicos que atuam no estado.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

34 minutos atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

46 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás