Categories: Divirta-se na Serra

Dança de salão espanta solidão e atrai bem estar

Os pares Allan Célio e Anna Alpohim, Lucas Elizeta e Jessica Santos mandando ver na Ritmus Espaço de Dança, em Parque Residencial Laranjeiras. Foto: Fábio Barcelos

Diz o ditado popular que quem canta seus males espanta. E quem dança, também. Espanta inclusive a solidão e o isolamento, cada vez mais presentes em tempos de relacionamentos virtuais. Que o digam os serranos que dedicam tempo e dinheiro para praticar dança de salão. De quebra, ganham também melhoras na saúde física.

Para Jean Marcos Mota Candido, 43 anos, de Novo Horizonte, a dança é uma alegria que transborda, é um sorriso no rosto. “Danço há mais de 25 anos. Ajuda a interagir, conhecer novas pessoas. Quem dança nunca fica sozinho. A dança é alma, é coração. Faz a gente se esquecer dos problemas”, conta.

Com a dança, Jean já participou de diversos eventos e apresentações públicas. “A dança tem muitos benefícios e ganhos, trabalha todo o corpo e membros e é uma oportunidade de inovar sempre. Uma forma de exercitar sem ir à academia”, frisa

Formada em balé clássico, Anna Alpohim dá aulas de dança de salão há quatro anos. Ela está à frente da Ritmus Espaço de Dança, em Laranjeiras, e conta que a atividade já transformou a vida de muitos de seus alunos.

“Nós recebemos muitas pessoas com depressão, câncer e outras doenças e eles percebem uma evolução tão grande na vida que não largam a dança. Tenho alunos tímidos, que hoje conduzem a vida de maneira melhor, administram equipes, porque a dança fez perder a timidez. Tenho um senhor de 80 anos que tem fibromialgia e havia ficado dois anos acamado. Hoje, consegue fazer movimentos nas aulas, move braços e pernas e, a cada conquista, ele chega a chorar de alegria. É muito gratificante ver essa evolução e poder ajudar de alguma forma”, comemora a professora.

Tânia Beatriz Rodrigues, de Colina de Laranjeiras, também é adepta da dança de salão e, mais que isso, trabalha com dança contemporânea, moderna, sênior e flamenca nos Centros de Convivência de Idosos da Serra. “Sou coreógrafa e professora de danças há 35 anos e ainda não penso em me aposentar, porque a dança me ajuda a ter uma  qualidade de vida de excelência. Ela diverte, sociabiliza, propicia novas amizades e libera serotonina, que é o hormônio da alegria e do bem estar. A dança para mim é uma paixão, um  estilo de vida, uma maneira saudável de  viver e ser feliz”, afirma.

Atividade ajuda atleta a melhorar desempenho

Moradora de Parque Residencial Laranjeiras, Elizabeth Rebouças Barbosa faz aulas de forró há cerca dez anos. “A dança para mim é algo maravilhoso. Me  transporta para outro mundo e alegra meu coração. Também faço outros tipos de dança de salão, mas minha paixão é o forró, que danço muito e não me canso”, conta Beth. Ela acrescenta que começou a dançar aos 13 anos, quando ainda morava em Recife e estudava num colégio de freiras.

De Jacaraípe, a atleta Maylla Venturin também dedica seu tempo livre a dança. A bodyboarder faz bolero, samba e forró e começou em março deste ano. “Quando adolescente, fiz seis anos de jazz e sempre tive vontade de fazer outros ritmos. Agora, surgiu a oportunidade de fazer na Escola Djavan, na Praia do Canto. A dança me traz vários benefícios, como ter mais equilíbrio, coordenação motora, concentração e paciência. São coisas importantes para o bodyboarding, o esporte que pratico. Tem também o lado social de conhecer mais pessoas e de aprender. Também traz equilíbrio emocional, alivia o estresse e a ansiedade. A dança liga o corpo, a mente e o espírito”.

A dança de salão tem várias vertentes. Tudo que é dançado a dois é considerado parte da atividade: forró, zouk, soltinho, samba de gafieira, bolero, tango, salsa, entre outros.

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

8 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

11 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

16 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás