Categories: Notícias

Após serem impedidos de trabalhar, comerciantes prometem nova carreata

Uma outra manifestação ocorreu em forma de carreata em Laranjeiras e Serra Sede no último dia 27. Foto: Divulgação

Está prevista para às 20 horas, desta segunda (30), uma carreata de comerciantes e lojistas da Serra para pedir que os comércios em geral possam voltar a funcionar normalmente.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo, o governador Renato Casagrande, fez um decreto que somente poderiam funcionar comércios, cujos serviços fossem essenciais, como farmácias, padarias, supermercados, lojas de produtos animais e postos de combustíveis.

Os comerciantes fizeram um grupo no WhatsApp e a organização da carreata está sendo feito por lá. O ponto de encontro dos manifestantes será em frente a Igreja católica da Serra Sede, às 20h. O destino será a Câmara Municipal e a Prefeitura da Serra.

Ao TEMPO NOVO, os comerciantes destacaram o medo e a insegurança do futuro, por conta das lojas fechadas. “Como iremos pagar nossas contas, manter os funcionários? Iremos quebrar se não voltarmos a funcionar logo.”

Ministério Público alerta para ilegalidade da reabertura

O Ministério Público  do Espírito Santo, o Ministério do Trabalho e Ministério Público Federal notificaram a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo)  para que os presidentes dos sindicatos da área, filiados ao órgão, determinem aos comerciantes o cumprimento dos decretos estaduais 4605-R, de 20/03/2020, 4606-R, de 21/03/2020, e 4607-R, de 22/03/2020. Esses decretos trazem medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus. O objetivo é manter a suspensão do funcionamento dos estabelecimentos comerciais não excepcionados pelos decretos, a não ser pela modalidade “delivery”.

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar a pandemia do novo coronavírus, o governo do Estado decretou estado de emergência e tem adotado providências para preservar vidas, mantendo as pessoas em casa, diante da pandemia do novo coronavírus.

A notificação tem caráter recomendatório e premonitório, com o não cumprimento podendo acarretar responsabilidades civis, penais e administrativas.

A notificação também foi enviada para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

17 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

22 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás