Categories: Divirta-se na Serra

Da Casa de Pedra às composições com madeira: o talento de Neusso Ribeiro

 

Neusso é um dos homenageados na feira de artesanato do ES-ArteSanto. Foto: Clarice Poltronieri

Troncos de árvores mortas ganham vida nas mãos do artista Neusso Ribeiro Farias, idealizador e construtor da Casa de Pedra, imóvel que virou patrimônio turístico e cultural da Serra localizado no bucólico bairro São Francisco em Jacaraípe.

A família de Neusso é do Vale do Jequitinhonha e veio descendo para o sul em direção ao Espírito Santo. O artista nasceu em Mucurici e acompanhou a caminhada familiar, trabalhando em fazendas até se estabelecer em São Francisco, onde se fixou após a construção da Casa de Pedra em 1990.

Sua experiência no interior lhe rendeu muita sensibilidade e uma visão diferenciada da natureza: ele enxerga as formas nos troncos mortos e os faz reviver.

No início a Casa de Pedra era a moradia do artista. Mas a excentricidade e beleza do imóvel fizeram tanto sucesso que atraiu turistas para a região e tornou os trabalhos de Neusso conhecidos em todo Brasil.

A paixão dele sempre foi pelas esculturas, mas o artista descobriu nos móveis uma forma de conseguir gerar renda sem perder o brilho de sua arte: quem se senta em algum de seus bancos ou cadeiras tem a impressão de compor uma instalação,  além de se surpreender com o conforto.

Todas as obras de Neusso respeitam os vincos das madeiras e seguem seus traçados.

O artista já participou de exposições dentro e fora do estado. Ele é dos homenageados da II Feira ArteSanto, que acontece até domingo(30) na praça do Papa em Vitória.  No evento Neusso está no espaço reservado aos mestres artesãos capixabas.

 

Dinamismo  

A construção da Casa de Pedra atraiu outros artistas para a região, que hoje abriga a Vila das Artes. Foto: Fabio Barcelos

Quem o conhece há mais tempo, sabe do dinamismo de sua obra: no momento, Neusso incluiu em seu trabalho técnicas de xilogravura e criação de quebra-cabeças lógico, ambas usadas nas oficinas que ele ensina para crianças e adolescentes através da Associação dos Artistas e Artesão da Vila das Artes (Avart).

Os quebra-cabeças são feitos de um tronco onde o miolo é dividido na vertical e cada aluno esculpe uma delas para posterior encaixe.

Para conhecer, encomendar, comprar obras ou agendar oficinas, basta ligar 99262-8663, 3252-6029 ou acessar o e-mail casadepedraneusso@gmail.com

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

55 minutos atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

6 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

22 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás