Categories: O Nó da Gravata

Dá a mão irmão

O deputado federal Marcus Vicente (PP) está jogando pesado para travar a ida do vereador licenciado e atual Secretário de Serviços, Guto Lorenzoni para a Rede. Vicente vem cuspindo marimbondo e até ameaçando requerer o mandato de Guto. Mas quem já entrou no circuito para convencer o deputado progressista a tirar o pé é Cacau Lorenzoni (PP), prefeito de Marechal Floriano e irmão de Guto. Cacau e Vicente têm um bom relacionamento e para o deputado, perder esse aliado na região montanhosa capixaba pode representar um risco para uma eleição que se avizinha e tem tudo para ser muito acirrada.

Amarela, mas esburra urna
Sob o argumento de “nova política”, “nome jovem” e preparado para “avançar no desenvolvimento e da justiça social no ES”, 19 deputados estaduais lançaram a “pré-candidatura” do também deputado Amaro Neto (SD) para o Senado. O lançamento correu durante um almoço na última terça-feira (22). Amaro é visto como um deputado de atuação tímida na Assembleia, mas tem um verdadeiro exército de votos. Em 2014, Amaro foi o terceiro mais votado na Serra, com um total de 11.416 votos.

Mais demissões a vista
Na última quarta-feira (23), durante um evento de assinatura de contrato com a empresa Emec, no Parque da Cidade, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) comentou ao microfone a demissão de 55 agentes de endemias, ocorrida há duas semanas. Segundo o prefeito, os demitidos “não trabalhavam”, “não se dedicavam” e “não produziam”. Há ainda a expectativa de mais demissões.

Êxodo petista
Poderão ocorrer surpresas nos quadros do PT. Especula-se que Givaldo Vieira estaria de malas prontas para se filiar ao PTB, e que deixaria a campanha de federal para ser candidato a estadual. Lembrando que há alguns meses, Givaldo concorreu à presidência estadual do partido, mas perdeu para o ex-prefeito de Vitória João Coser, que recebeu o apoio do Palácio Anchieta. Outro que poderá deixar o partido é o também deputado Helder Salomão, seu destino, especula-se que seria o PSOL.

Fams, Jean e Cesan
Quem está ‘benzão’ com o consórcio Serra Ambiental, que é a empresa parceira da Cesan, é o presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams), Jean Cassiano. Além da doação de uma TV, por parte da empresa, para a Fams, a pedido de Jean, já foram feitas visitas na sede da empresa e também à Cesan. Além do próprio Jean ser uma espécie de porta voz do consórcio no WhatsApp.

A fé move montanhas
Na última quarta-feira (23), em visita a Câmara da Serra, o presidente da Câmara de Vitória, Vinícius Simões (PPS) recebeu de presente da também presidente, Neidia Pimentel (PSD) uma bíblia. Ao todo são 600 bíblias doadas por um grupo religioso à Câmara e Neidia pretende distribuir a todos os funcionários da Câmara.

Me segura senão eu vou
Nos bastidores, comenta-se que o prefeito Audifax teria encomendado uma pesquisa em todo o ES para avaliar a aceitação de seu nome para uma eventual disputa para o cargo de governador em 2018. Ainda não se sabe o resultado.

Bruno coronel

Após uma aproximação com vista na eleição de 2018, entre o vereador da Serra, Cabo Porto (PSB) e o deputado estadual Da Vitória (PDT), ambos policiais militares, o PSB reagiu e cobrou do vereador uma posição, já que o partido conta com o deputado Bruno Lamas em suas fileiras. Para isso, durante a eleição do diretório municipal ocorrida no último domingo (20), fontes relataram que Porto teria batido continência a Bruno, e dito que assim como na polícia, ele respeita a hierarquia na política, e que Lamas seria o seu coronel.

Hartung e Dória

Nesta semana o governador Paulo Hartung (PMDB) recebeu no Palácio Anchieta o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB). Entre outras, estavam na pauta às questões partidárias e as eleições de 2018. Em entrevista concedia a Rede Gazeta, o prefeito paulista disse que não pretende ser candidato à presidência, demostrou apoio ao Governo Temer, teceu elogios a Hartung e afirmou que em sua opinião, há espaço para o governador numa possível chapa presidencial. Lembrando que recentemente o presidente nacional do PSDB, o senador Tasso Jereissati convidou Hartung a entrar nas fileiras tucanas.

Rotativo vem aí

Parece que o estacionamento rotativo da Serra vai sair. Isso porque nessa semana a Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Sead abriu os envelopes de propostas para a concorrência do estacionamento rotativo. Duas empresas participaram: a pernambucana Serttel, que ofereceu 26,5% de repasse mensal do faturamento para o município; A outra foi um Consórcio formado por empresas capixabas, chamado Serrapark, que ofereceu 17,4%. Diante das propostas a CPL declarou a Serttel como vencedora. A empresa agora tem o prazo de até 120 dias para implantar o rotativo e começar as cobranças. Inicialmente serão 800 vagas na Serra-Sede e 1200 em Laranjeiras. As tarifas vão varias de R$ 1,00 até R$ 3,50.

Arestas entre Executivo e Legislativo

 O vereador e novo líder de Audifax na Câmara, Luiz Carlos Moreira (PMDB), deverá ter muito trabalho pela frente. O desafio é harmonizar um parlamento que em determinados momentos parece uma bomba relógio. Desde a “desobediência” de parte da base aliada em fazer a eleição que elegeu o vereador Caldeira (Rede) para a presidência, logo após a decisão de 1º instância que derrubou Neidia do posto por cinco dias, que vem azedando a relação do prefeito com alguns parlamentares. Contam-se 10 vereadores insatisfeitos. Na última segunda (21) houve mais um episódio de desencontros entre o prefeito e a base, trata-se da lei aprovada a toque de caixa que criou 114 itens de punição para agentes da guarda municipal. A prefeitura atropelou o 1º secretário da Mesa, Roberto Catirica (PHS), que queria votar o projeto na quarta (23). Acabou que o projeto que tem várias páginas chegou na última hora e foi votado a contragosto de muitos vereadores.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

20 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

21 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

21 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

22 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

1 dia atrás