Categories: Sem categoria

Cyber Dic@s

Amigo leitor,

Na última semana foi noticiada a divulgação de mais de 200 mil imagens publicadas no Snapchat, aplicativo que virou moda entre adolescentes e jovens, pois permite o envio de imagens por um curto período de tempo.

O aplicativo Snapchat, a princípio, promete acabar com o conceito que tudo o que é publicado pode ser compartilhado no meio digital, e para garantir isso deixa por, no máximo, 10 segundos as publicações disponíveis.

Acreditando nessa promessa, muitos adolescentes e jovens estão utilizando o aplicativo para realizar o “sexting”, divulgação de fotos íntimas e sensuais através de smartphones. Todavia, embora realmente o aplicativo indisponibilize a imagem após 10 segundos, esse tempo é mais que suficiente para que o destinatário da mensagem capture o conteúdo da tela via print screen, ou seja, é um erro achar que essas fotos não serão compartilhadas.

Além disso, sempre existirá a possibilidade de um hacker invadir um dos servidores onde as imagens ficam armazenadas (embora indisponíveis) e copiar milhares de fotos com o objetivo de divulgá-las ou até mesmo chantagear as pessoas que tiveram suas fotos íntimas capturadas.

Outro perigo do Snapchat é que as “conversas” são feitas por meio de imagens ou vídeos. Nada de “Oi, tudo bem?”; no aplicativo, o negócio é enviar uma foto ou vídeo para transmitir o que você quer dizer, mas é possível escrever e até desenhar sobre as fotos.

E ainda tem mais um detalhe: não é possível enviar imagens ou vídeos salvos no celular. O usuário precisará tirar a foto ou gravar o vídeo na mesma hora, o que favorece ações impensadas.

Não existe ambiente totalmente seguro para produzir ou armazenar fotos íntimas, assim a melhor forma de evitar que a sua intimidade seja compartilhada na Web é não produzir em hipótese alguma esse tipo de material.

Telhado se conserta com o tempo bom, não espere uma tempestade de constrangimento na sua vida pessoal ocorrer. NÃO TIRE FOTOS ÍNTIMAS! Um bom final de semana.

Eduardo Pinheiro Monteiro – Especialista em Internet e Crimes Virtuais.  Contatos para palestras: eduardo.virtual@hotmail.com

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

5 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

8 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

13 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás