Categories: Notícias

Customizar é a boa para reciclar e dar personalidade as roupas

A costureira Aleny Santos, de Jacaraípe, customiza saias, shorts, blusas, calças e até chinelos para os clientes. Foto: Fábio Barcelos

Pedras, pérolas, apliques de estampas, correntes, fitas e miçangas. Estes são alguns dos itens usados por quem quer dar sua própria personalidade a uma roupa nova ou até mesmo usada que estava esquecida lá no fundo do armário. É a customização de roupas.

A costureira Lorena Piontkowsky, moradora de Vila Nova de Colares, é uma das pessoas que investe na customização e reforma de todo tipo de roupa, tanto para uso próprio quanto para terceiros. Recentemente ela transformou uma calça jeans em saia e garante que dá para economizar reaproveitando roupas não usadas que estão esquecidas dentro do guarda roupa.

“Minha mãe era costureira e eu gostava daquilo ali. Vendo ela fui aprendendo, tanto a tingir, quanto costurar, quanto customizar. Assisto vídeos no Youtube para aperfeiçoar a aprender coisas novas. Trabalho com projetos, por exemplo, de customização de jaqueta, que hoje estão usando muito. Eu uso cloro para desbotar, pedraria, aplique, todo tipo de material. Tenho um projeto de transformar blusas masculinas em vestidos no qual estou trabalhando”, conta.

A também costureira Aleny Santos, de Jacaraípe, é outra que trabalha reformando e customizando todo tipo de peça. “Faço chinelos com pedraria, são únicos e personalizados. Também reformo vestido, short, calça, blusa e com certeza dá para economizar personalizando peças. Transformo muitas calças em shorts. Quando a peça fica curta coloco um babadinho ou uma renda e acaba que a roupa fica novinha em folha e a cliente satisfeita”, frisa.   

Segundo Aleny uma bermuda nova custa R$ 60 na loja. “Aí você tem uma calça que não usa por algum motivo, a costureira vai cobrar R$ 10 para transformar em bermuda, dá pra economizar bastante”, destaca.

A artesã Jupiara Francisco Cruz Julio da Silva, de Nova Palestina, Vitória, também trabalha com customização de calça jeans, blusas, vestidos, abadás e até bolsas. “Uso linhas, renda, couro, miçangas, fitas, sianinhas e já faço isso há 26 anos”, revela.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás