Categories: Meio Ambiente

Curso de graça para guias que atuam no Mestre Álvaro

O curso será realizado de 13 a 29 de setembro na Apa do Mestre Álvaro, que fica no Horto Municipal. Foto: Divulgação Gpama

Com o objetivo de valorizar o principal símbolo ambiental e paisagístico da Serra, o Mestre Álvaro, o município promoverá de graça um curso de qualificação para guias que atuam na região da montanha.

O curso será realizado de 13 a 29 de setembro e é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma). As aulas acontecerão na Sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro, estrutura recém-inaugurada no Horto Municipal da Serra e que já está sendo utilizada para formação de Agentes Ambientais Mirins e Agentes Ambientais Comunitários.

As inscrições devem ser feitas na Semma, que fica no prédio central da Prefeitura, na Serra-sede, começam no dia 29 de agosto e seguem até o dia 9 de setembro. Os interessados devem ir até o local pessoalmente e procurar o Departamento de Educação Ambiental, das 10 ao meio-dia ou das 14 às 17 horas, munidos de documentação pessoal, certificados e/ou cursos na área ambiental (caso possua).

Para se inscrever é necessário ser morador da Serra, maior de 18 anos e ter atuação como guia nas trilhas do município.

A seleção dos 20 participantes será realizada pela Semma. O resultado final dos selecionados será divulgado no dia 8 de setembro, a partir das 14h, por telefone e/ou e-mail. Mais informações pelos telefones 3291-2400, falar com Francine (Depto de Educação Ambiental) ou 3291-2402 falar com Priscila (Depto de Recursos Naturais).

“A Sede da APA Mestre Álvaro é um espaço privilegiado e sua estrutura foi planejada para receber ações socioeconômicas e ambientais, principalmente com a participação das comunidades do entorno do Mestre. Este curso de qualificação para guias abordará o atendimento ao turista com ênfase no ecoturismo”, explica a secretária interina de Meio Ambiente, Graciele Petarli Venturoti.

E completa: “Assim contribuímos para o turismo ordenado e a valorização dos atrativos naturais encontrados na região do Mestre Álvaro, o que resulta em mais benefícios sociais, econômicos e culturais para a comunidade serrana”.

Como participar

Curso de “Qualificação no Atendimento ao Turista com ênfase em Ecoturismo”

Gratuito

Período do Curso: de 13 a 29 de setembro de 2016

Início: 13/09, das 18 às 21h

Aulas: 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de setembro – das 18 às 21h (toda terça e quinta-feira)

Aula prática: 24/09, das 8 às 13h (sábado)

Certificação: 29/09

Local do Curso: Auditório da Sede da APA Mestre Álvaro, que fica no Horto Municipal na Serra-sede

Carga horária total: 30 horas

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

7 minutos atrás

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás