Categories: Divirta-se na Serra

Cultura, reflexão e roda de conversa marcam o Dia da Mulher Negra

Contra o racismo e pela sua identidade, dia 25 de julho é o Dia da Mulher Negra. (Foto: Divulgação)

Para marcar o Dia das Mulheres Negras Caribenhas e Latino-Americanas, comemorado todo dia 25 de julho desde 1992, acontece em Central Carapina o 3º Encontro das Coroas. O evento será no próximo dia 28 de julho (domingo), no projeto Caminho do Bem, a partir das 9h da manhã.

Na programação do Encontro, tem roda de conversa e debate com Elis Gonçalves, proprietária do Instituto Elis Gonçalves e coordenadora do projeto Multiplicação; Vanda Vieira, do Movimento Negro Unificado do Espírito Santo (MNU/ES); e Marilene Pereira, do Coletivo Afoxé.

A manifestação da cultura negra também se fará presente. Tem dança afro com as crianças do projeto Caminho do Bem, exposição e venda de produtos, além de oficinas de penteados.

Segundo os organizados do evento, o Encontro das Coroas existe desde 2017 e é um momento dedicado à reflexão sobre a realidade do povo negro no Brasil e ao fortalecimento da luta contra o racismo e outras formas de opressão. O nome do Encontro é uma alusão aos turbantes – coroas das rainhas africanas – usados por mulheres negras e que são um símbolo de identidade e resistência.

Um pouco de história

O Dia Internacional das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas surgiu em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana. Na ocasião, ficou estabelecido que no todo dia 25 de julho seria dedicado à mulher negra da América Latina e Caribe.

No Brasil, uma lei criada em 2014 também tornou essa data o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza foi uma líder quilombola no século XVIII, no Mato Grosso. Com a morte de seu companheiro, ela assumiu a luta da comunidade negra e indígena contra os opressores portugueses até a destruição do quilombo onde vivia.

A Serra também possui uma lei que estabeleceu a data de 25 de julho como o Dia Municipal da Mulher Negra, criada em 2013.

Serviço

3º Encontro das Coroas

Sede do Projeto Caminho do Bem, ao lado do campo de futebol de Central Carapina.

Data: 28 de julho (domingo)

Horário: a partir das 9h

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

2 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

7 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

23 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás