Amar é o Bicho

Cuíca é resgatada dentro de garagem de casa em bairro da Serra

Como estava debilitada a Cuíca foi entregue no Cetas e está recebendo o tratamento adequado. Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (09), uma Cuíca foi resgatada no bairro Jardim do Juara, na Serra, comunidade que fica às margens da Rodovia Audifax Barcelos. Apesar de ser um animal comum nas matas do município, esta é a primeira vez que esta espécie é resgatada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da cidade.

O animal que é uma fêmea adulta foi resgatado depois que uma moradora entrou em contato com a Semma e informou que a Cuíca amanheceu na garagem de sua casa. “Imediatamente, os Auditores Fiscais de Atividades Urbanas de Meio Ambiente foram atender a solicitação da moradora e identificaram o animal, conhecido como Cuíca e realizaram o resgate. Como o animal estava ferido em um dos olhos, foi encaminhado ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-Ibama)) para os devidos cuidados”, informou Ronaldo Freire da Semma.

O resgate da Cuíca aconteceu por volta das 11 horas. Segundo técnicos do Cetas, a cuíca é da espécie Caluromys philander e está recebendo cuidados, por estar muito machucada.

“É uma fêmea adulta e está bastante machucada. Ela já está recebendo os devidos cuidados e se melhorar, será reintroduzida em seu habitat natural. Infelizmente as pessoas confundem estes animais com ratos e acabam machucando. Apesar de serem comuns, são muito discretos e noturnos e pertencem a família dos gambás, são marsupiais”, disse o técnico do Cetas.

O biólogo Cláudio Santiago disse que a espécie é conhecida popularmente como Cuíca lanosa, inofensiva e não está em extinção. “Uma espécie Didelphidae que é parente, tipo primo dos gambás, mas é da mesma família taxinômica. É um bicho noturno, arborícora, que se alimenta de frutos, principalmente, insetos, flores, completamente inofensivo, não está ameaçado de extinção. É um bichinho solitário, não forma par, casal nem bando”.

Ele aparece em locais com áreas de mata atlântica e cerrado. “Não é um bichinho raro, ele se camufla bem e as pessoas praticamente não conseguem ver elas, por isso não conhecem a espécie”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

23 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás