Polícia

Criminosos furtam Estações Elevatórias de Esgoto da Serra e vendem material no OLX

 

Bomba roubada em anúncio de venda no OLX
Painel roubado por criminosos
Bomba roubada
Estação Elevatório que sofreu furtos

A Ambiental Serra sofre constantemente com furtos realizados nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) da Serra. Recentemente, no dia 15 de julho, um desses casos chamou a atenção das equipes da empresa. Na elevatória Alterosas II, localizada na Rua Porto Alegre, uma bomba submersa e um painel elétrico foram furtados, e, posteriormente, encontrados para venda no site OLX.

De acordo com o supervisor eletromecânico Mário César Alves Geraldo, o desfecho da história foi positivo. “Após alguns dias do furto, foi encontrado um anúncio na OLX com a bomba e o painel da elevatória. A polícia e o jurídico da empresa tomaram as medidas cabíveis e recuperaram os itens. A pessoa que estava com os equipamentos foi presa”, contou o profissional.

Esse final, no entanto, não acontece para todos os casos. O prejuízo causado pelos furtos em 2021 já está totalizado em mais de R$140 mil.

Os problemas desencadeados pelo crime

Os itens furtados incluem cabos elétricos, bombas, boias de nível, disjuntores, painéis elétricos, entre outros. Quando os equipamentos fazem parte do sistema operacional de uma EEE, toda a ação realizada para o tratamento de esgoto é afetada, pois a elevatória fica fora de operação até que a equipe de eletromecânica faça a instalação e reposição dos materiais levados pelos criminosos.

As elevatórias são importantes para o tratamento de efluentes pois bombeiam a água residual até as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Quando o funcionamento delas é interrompido, o esgoto não é bombeado, e, consequentemente, não chega ao local em que seria tratado. Também há a possibilidade da volta do esgoto para as residências e o vazamento dele pelas ruas, algo que prejudica a população.

Linha do tempo

Os furtos em elevatórias ocorrem desde 2015, ano em que a Ambiental Serra começou a atuar no município. Na maioria das situações, os criminosos levaram cabos elétricos.

Somente até agosto deste ano, o número de furtos em elevatórias teve um aumento de 700% em comparação a 2020. Enquanto no ano passado foram registrados 6, os casos contabilizados até o início do segundo semestre de 2021 já são 42.

Confira abaixo a quantidade deles ocorrida a cada ano:

2015 – 2 furtos

2016 – 21 furtos

2017 – 9 furtos

2018 – 13 furtos

2019 – 18 furtos

2020 – 6 furtos

2021 – 42 furtos

Vandalismo

Além dos crimes de furto, as EEEs também sofrem com vandalismos, como arrombamentos de portões e portas das unidades, quebra de cadeados, quebra das câmeras de monitoramento, danificações no painel elétrico e componentes, e corte de cabos elétricos. Essas ações são negativas ao gerarem custos para a correção do que foi afetado e a pausa no funcionamento das unidades, acarretando no não tratamento dos efluentes.

Ações da empresa

O setor de Responsabilidade Social da Ambiental Serra atua na conscientização da população para que furtos e vandalismos não ocorram mais, visitando bairros e informando os moradores sobre a importância das estações elevatórias para o tratamento de esgoto. Além disso, diversas unidades da companhia possuem câmeras de monitoramento que colaboram com a redução da criminalidade.

Os casos de vandalismo e furto são levados para a polícia e registrados por meio de boletins de ocorrência.

Ambiental Serra e Cesan

Em 2015, a Ambiental Serra e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) firmaram uma parceria público-privada (PPP) com o objetivo de realizar a implantação e a manutenção do sistema de esgotamento sanitário da Serra. Desde o início dos serviços, as duas empresas já investiram R$255 milhões e fizeram a cobertura das redes de esgoto no município saltar de 58% para 90%. Juntas, elas tratam 1,2 bilhão de litros de efluentes por mês.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

7 horas atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

8 horas atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

8 horas atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

8 horas atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

8 horas atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

8 horas atrás