Política

Crianças capixabas vão ser educadas sobre direitos e proteção animal em sala de aula

O projeto é do deputado estadual Vandinho Leite que também é presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação/Acervo pessoal

As escolas estaduais poderão ter que incluir no programa curricular conteúdos que dizem respeito aos direitos e a proteção animal. Isto porque deve ser lido nos próximos dias na Assembleia Legislativa um projeto de lei, que se aprovado e sancionado pelo governador Renato Casagrande (PSB), passará a valer nas escolas administradas pelo Governo do Estado.

O projeto de autoria do deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), diz que as instituições de ensino devem incluir os conteúdos de direito dos animais e proteção animal nos programas curriculares das escolas públicas estaduais, norteados pelo respeito ao meio-ambiente, à fauna, à flora e à biodiversidade. O projeto também diz que se aprovada a lei entrará em vigor no ano letivo subsequente ao ano de sua publicação.

Em sua justificativa, Vandinho, diz que o problema dos direitos dos animais e da proteção animal há tempos vem sendo discutido nas searas pública e privada, mas que, apenas modernamente vem ganhando status de discussão em fóruns científicos, filosóficos e pela comunidade civil organizada.

“Um dos pontos desta discussão é o ultrapassado e inumano pensamento de que os animais são seres irracionais e, portanto, não merecem terem resguardados os seus direitos como seres vivos. A respeito deste tema o filósofo moderno Tom Regan entende os animais como sujeitos-de-uma-vida, estes animais tem valor em si e não apenas como ferramenta do ser humano”, explica o deputado que é vice-presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Casa de Leis.

Vandinho disse ainda que a inclusão de conteúdos que falem sobre os animais nas escolas tem por objetivo orientar o comportamento da sociedade de uma forma mais humana e racional. “É por meio da educação que podemos construir melhores cidadãos para o futuro”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

18 horas atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

19 horas atrás

Dupla Erick & Warley é a primeira atração da Sertaneja da Wild West na Serra

A programação da Cervejaria Wild West, em São Diogo, na Serra, vai ser diferente nesta sexta-feira (17). A casa promove…

20 horas atrás

Música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras neste final de semana

Neste final de semana, tem Feirinha Gastroartes, na sexta e no sábado na pracinha de Colina de Laranjeiras. Na sexta-feira…

21 horas atrás

Grandes finais marcam a 3ª etapa do Circuito Capixaba de tênis no Boulevard Lagoa

Aconteceram neste último sábado (11) as finais da 3ª etapa do Circuito Capixaba de tênis. O torneio, dividido em classes,…

21 horas atrás