Categories: Meio Ambiente

CPI vai investigar esgoto da Ambiental Serra/Cesan

 

Banhistas se arriscam para atravessar córrego Irema na Praia da Baleia: mesmo com tratamento de esgoto na região de Feu Rosa, manancial segue imundo. Foto: Arquivo TN/Gabriel Almeida

Bruno Lyra

Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (20) a portaria que institui a CPI do esgoto na Serra. O objetivo do colegiado é investigar denúncias de tráfico de influência nas conversões e até cancelamento de multas aplicadas pela municipalidade contra a Ambiental Serra/Cesan, responsável pelo tratamento de esgoto na cidade.

Após a instalação, serão escolhidos os membros, presidente e relator. Também será divulgada a agenda de atividades do colegiado.

Segundo a publicação no Diário Oficial, a comissão quer esclarecer as responsabilidades e motivações para as conversões de multas em serviços, quais seriam os serviços e o porquê do perdão das infrações da Ambiental Serra, que vem sendo sistematicamente denunciada por moradores da cidade pela má qualidade do serviço e por crimes ambientais.

A CEI terá prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos, prorrogáveis por mais 60. Após esse prazo, o relatório será apreciado no Plenário na sessão subsequente. Esta é a segunda CPI em 2 anos. A anterior ocorreu em 2016, quando foi identificada cobrança irregular de esgoto em residências ainda não ligadas ao sistema de coleta.

Rejeito de presídio

Na última semana o Meio Ambiente da Serra notificou a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) a apresentar relatório de qualidade do esgoto do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Serra, mais conhecido como Presídio do Queimado, que é lançado nos alagados do Contorno do Mestre Álvaro.

A notificação foi motivada pela denúncia de que o esgoto estaria poluindo áreas de preservação na região. A assessoria de imprensa da Semma não revelou o prazo que deu à Sejus, que é responsável pela unidade prisional, localizada na zona rural do município. 

O descarte do esgoto nos alagados do Mestre Álvaro foi noticiado pelo Portal Tempo Novo no último dia 06 de setembro. Na ocasião foi publicado um vídeo produzido pelo fotógrafo e ativista ambiental da Serra, Edson Reis, denunciando a situação. O vídeo foi gravado no dia 03 de setembro.  Confira no endereço https://goo.gl/LdTk8E.

Contudo, não deu prazo de quando irá mostrar o relatório sobre o esgoto e também não falou em melhoria no tratamento. 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

3 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

6 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

11 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás