Amar é o Bicho

CPI vai convocar dona de abrigo que teve animais recolhidos na Serra

Ação realizada no abrigo. Foto: CPI dos Maus Tratos

A presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa, deputada Janete de Sá (PMN), vai convocar para a próxima semana, a dona do Abrigo Au-Au Carente, a protetora de animais Lívia Guimarães, o responsável pelo local e o marido dela, José Neto e a filha deles Bianca Guimarães.

O objetivo é apurar a morte de 11 animais e os maus-tratos de diversos cães e gatos que foram resgatados em um apartamento em Vila Velha, no dia 08 de janeiro. Depois disso a Justiça determinou a interdição do Abrigo Au-Au Carente e o recolhimento de 36 animais que se encontravam no local situado no bairro Praia de Carapebus, na Serra.

“A CPI está empenhada para que esse caso não fique impune. A morte e os maus-tratos de cães e gatos, chocou a população capixaba bem como as precárias condições do Abrigo Au-Au Carente. Acompanhamos a operação policial, realizada pela delegacia de Meio Ambiente para garantir a chipagem e a retirada dos animais do abrigo, conforme determinação da Justiça. Os cães estavam amontoados e em situação de extrema insalubridade, em meio a muitas fezes, mato e lixo por toda parte. Muitos tinham tumores no corpo, picadas de marimbondo e não eram castrados. Não haviam baias e as acomodações eram precárias. Os responsáveis apenas forneciam aos animais, comida e água. A pedido da autoridade policial a Justiça determinou a interdição do abrigo e a retirada dos animais, a proibição de Lívia e Bianca de se ausentarem da comarca durante a investigação dos fatos, a retirada da página do Abrigo Au-Au Carente das redes sociais (Facebook e Instagram) e a proibição de Lívia e Bianca de divulgarem pedido de dinheiro para animais, em redes sociais e aplicativos de mensagem, sob pena de multa e aplicação de outras medidas”, declarou a deputada Janete.

O delegado Eduardo Passamana, titular da Delegacia de Meio Ambiente, já ouviu os três envolvidos. “No depoimento Bianca confessou que usou R$15 mil, arrecadados em uma vaquinha virtual, supostamente para tratar os animais resgatados, para a compra de drogas, e é usuária. A Lei vigente, prevê pena de 2 a 5 anos de prisão para quem maltrata cães e gatos, e é pra isso que a CPI existe, para não deixar nenhum agressor impune”, afirmou a parlamentar.

O dia e o horário da reunião da CPI vão ser definidos pelos parlamentares que integram a Comissão, na próxima segunda-feira.

As denúncias de maus-tratos aos animais devem ser encaminhadas à CPI pelo e-mail: defesadosanimaises@gmail.com, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

28 minutos atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

23 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

24 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

24 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás