Categories: Amar é o Bicho

CPI quer retenção de passaporte do homem preso por matar cachorro

O caso do cachorro de Jaguaré causou comoção nacional. Foto: Divulgação

Dois casos de maus-tratos a animais deixaram os capixabas chocados esta semana. O primeiro que veio a conhecimento do público foi o de Jaguaré, no interior do Estado, quando um homem arrastou um cachorro até a morte, preso por uma corda amarrada no para-choque do veículo que dirigia. O outro caso veio à tona nesta quarta (14) quando um funcionário de uma creche hotel para cães foi denunciado por maus-tratos.

O homem que matou o cachorro em Jaguaré está preso no Centro de Detenção Provisória de São Mateus. “Essa é a primeira prisão realizada no ES por crime de maus-tratos contra os animais depois que entrou em vigor a nova lei que prevê prisão de 2 a 5 anos para quem comete esse crime bárbaro. A retenção do passaporte tem o objetivo que o agressor saia do país caso consiga um habeas corpus na justiça. Ele teve a prisão preventiva decretada e se encontra preso no Centro de Detenção Provisória de São Mateus”, declarou a deputada Janete de Sá, presidente da CPI dos Maus-Tratos Contra os Animais da Assembleia Legislativa.

A deputada oficiou nesta quarta-feira, 14, os órgãos responsáveis para que entrem com medida cautelar afim de reter o passaporte do homem, preso depois de ser flagrado por câmeras arrastando um cachorro até a morte.

Já com relação a denúncia do My Pets Creche Hotel, que possui estabelecimentos na Praia de Itaparica, em Vila Velha e Jardim da Penha, em Vitória.

A CPI acionou  a Polícia Civil, através da delegacia de Meio Ambiente, para que solicite as imagens de vídeo monitoramento, das unidades de Vitória e Velha, dos últimos 60 dias. Solicitou ainda ao delegado Eduardo Passamani, que faça a oitiva do agressor e dos demais funcionários do estabelecimento.

“Nós apuramos com rigor todas as denúncias que chegam ao conhecimento da CPI e não compactuamos com nenhum tipo de agressão aos animais. Assim que o inquérito policial estiver concluído a CPI vai solicitar ao Ministério Público que ofereça denúncia e puna o agressor com a pena máxima prevista em Lei”, conta Janete.

Terceiro caso

A deputada disse que a CPI solicitou ainda ao delegado Passamani que intime um homem que na sexta-feira, dia 9, agrediu a pauladas o cachorro da raça pinscher, de uma vizinha, em Vitória. “O animal corre o risco de ficar cego. Como não houve flagrante estamos pedindo providências a polícia civil”, declarou a deputada Janete de Sá.

O cachorro agredido da raça pinscher, foi agredido, segundo sua tutora, com pauladas e teve lesões no olho direito e nas costas.

Bob foi agredido a pauladas. Foto: Divulgação
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

17 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

19 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás