Covid-19 | Sindicato diz que Vale está fazendo demissões generalizadas no ES e MG

Compartilhe:
Pilhas de minério da Vale no Complexo de Tubarão, localizado entre Vitória e Serra. Foto: Divulgação/Vale
Instalações da Vale no Complexo de Tubarão, localizado entre Vitória e Serra. Foto: Divulgação/Vale

O Sindicato dos Ferroviários do Espírito Santo (Sindifer) publicou, na última quarta-feira (18), vídeo em sua página numa rede social na qual afirma que a Vale está fazendo demissões “crescentes, generalizadas e covardes” que têm atingido todas as áreas, principalmente as operações da ferrovia.

O Sindifer acusa a mineradora de se valer da pandemia da Covid-19 “para criar cortina de fumaça” ao alegar que as demissões estariam no padrão de turn-over. No entendimento do sindicato, as demissões são por conta do rompimento da barragem de Brumadinho e das restrições impostas pelos órgãos ambientais após o ocorrido.

Na publicação, o Sindifer não informa a quantidade de demissões, mas diz que elas estão acontecendo tanto no Espírito Santo quanto em Minas Gerais. Por fim, o sindicato critica a mineradora por não se esforçar em manter os empregos em um momento tão crítico da economia, provocado pela disseminação do coronavírus.

O Sindicato prometeu denunciar a empresa a organismos internacionais e ao Ministério Público do Trabalho. A reportagem acionou a Vale por meio da assessoria de imprensa da mineradora. Até o encerramento desta edição, porém, não obteve retorno.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também