Especial: pandemia de coronavírus

Covid-19: bares, lanchonetes e distribuidoras de bebida terão que fechar mais cedo na Serra

Bares, restaurantes e lanchonetes sofrem redução no horário de funcionamento. Foto: Divulgação

A Serra voltou a ser classificada como cidade de risco moderado de transmissão do coronavírus. Por conta disso, o Governo do Estado anunciou novas medidas restritivas que deverão ser adotadas na cidade. Entre elas, a redução do horário de funcionamento de bares, lanchonetes, lojas de conveniência e distribuidora de bebidas alcoólicas.

Além da Serra, Vila Velha, Sooretama, Mantenópolis e Alto Rio Novo também subiram para a classificação amarela.

De acordo com o novo Mapa de Risco publicado pelo Governo do Estado, estes estabelecimentos comerciais precisarão funcionar das 7h às 22 horas de segunda a sábado e das 7h às 16 horas aos domingos. Além disso, terão que retornar com o afastamento mínimo de dois metros entre as mesas, limitação de um cliente a cada 5m² de estabelecimento. O funcionamento de boates está totalmente proibido.

No caso do comércio em geral e dos shoppings, o funcionamento segue sem nenhuma restrição de dia ou horário. No entanto, é necessário manter a limitação de um cliente a cada 10m² de loja de rua e de uma pessoa por 22m² em shoppings.

O Estado determinou ainda que as indústrias seguirão sendo consideradas essenciais e, por isso, o funcionamento é livre. Os salões de beleza, assim como serviços similares, também possuem funcionamento livre.

Nas academias, volta a ser vedada a realização de atividades aeróbicas coletivas; também deverão ser respeitadas as determinações de agendamento para estabelecimentos menores.

Escolas

O cronograma escolar também terá que repassar por reajustes na Serra. Isso porque com a cidade em risco moderado, é necessário que as unidades escolares abram normalmente, mas com as salas lotadas em apenas 50% da capacidade.

Casagrande quer exigência de passaporte da vacina em bares e restaurantes

Casagrande pediu para que Vidigal exija que bares e restaurantes utilizem o ‘passaporte vacinal’ para autorizar a entrada de clientes nos estabelecimentos. Foto: Divulgação

Conforme informado anteriormente, o governador Renato Casagrande (PSB) pediu para que o prefeito Sergio Vidigal (PDT) exija que bares e restaurantes utilizem o ‘passaporte vacinal’ para autorizar a entrada de clientes nos estabelecimentos.

A medida visa incentivar a vacinação contra o coronavírus e evitar a expansão da contaminação no município. O pedido do governador foi realizado na última sexta-feira (21) em pronunciamento on-line. O chefe do Executivo estadual afirmou que a exigência de passaporte é uma recomendação a todos os municípios que estejam em risco moderado.

“Vamos discutir nesta semana com entidades da sociedade capixaba, como a área de comércio, entre outras, algumas medidas que podemos tomar para essa nova fase da pandemia que estamos vivendo. Mas desde já, a nossa recomendação é para que os municípios que migrarão para o risco moderado na próxima semana passem a exigir o passaporte da vacina em restaurantes e bares. Hoje, ele é uma exigência em ambientes fechados, como casamentos e shows”, disse.

Casagrande ainda disse que a taxa de transmissão está perto de quatro. Informou ainda que o número de mortes por Covid-19 aumentou na Serra.

“Estamos neste momento com o índice de transmissão perto de 4. Então uma pessoa está infectando praticamente quatro outras pessoas; o número de pessoas infectadas é muito grande. Existe uma sensação de que a variante ômicron não é tão perigosa; de fato, pelo número de infectados, o número de quem perde a vida é bem menor. Mas os óbitos estão crescendo; proporcionalmente o crescimento não é grande, mas está crescendo em velocidade menor. Também está aumentando o número de pessoas internadas e existe uma pressão no sistema de saúde”, finalizou Casagrande.

Prefeitura prepara medidas de enfrentamento

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra questionando se o Município irá adotar a exigência do passaporte vacinal nos estabelecimentos recomendados pelo Governo do Estado. Por meio de nota, o Município informou que as medidas são as mesmas orientadas desde o início da pandemia, como o reforço do uso de máscaras, distanciamento do social e da higienização.

Destacou ainda que as Secretarias de Administração e Saúde estão preparando uma portaria conjunta com as orientações sobre os protocolos a serem seguidos para evitar a disseminação do coronavírus.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

24 horas atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás